Nós queremos liberdade de conexão, informações rápidas e acessar tudo de qualquer lugar do mundo, não é mesmo? Para fazer jus a essa demanda, os apps foram criados, pois eles cumprem todas essas necessidades com louvor e com a praticidade que tanto sonhamos.

Pegando a onda de aplicativos úteis para as pessoas ― como aqueles que foram criados para pedir comida, postar fotos, trocar mensagens, olhar as redes sociais, fazer compras e muitos outros ―, os aplicativos para empresas também tiveram o seu lugar ao sol para facilitar o trabalho dos funcionários e melhorar o fluxo de atividades, a fim de entregar os melhores produtos e serviços aos clientes, que, devido a toda essa mobilidade, se tornaram imediatistas.

Conheça, neste post, tudo o que você precisa saber sobre apps empresariais, bem como uma lista com os 23 mais utilizados pelas corporações. Boa leitura!

Tecnologia e empresas: uma aliança

tecnologia mobile já faz parte da vida de praticamente todas as pessoas e, por isso, você precisa encontrar formas para se adaptar a essa realidade, uma vez que a utilização de aplicativos pode ser o que falta para expandir sua inserção no mercado competitivo.

Para isso, basta planejar como sua empresa deve estar presente nessa mobilidade, à disposição do toque do consumidor enquanto ele utiliza a internet, ouve música, troca mensagens, joga, assiste a vídeos, telefona ou trabalha.

Separamos, abaixo, uma lista de vantagens que vão te convencer a aliar essas soluções tecnológicas ao seu negócio!

Aumentam a produtividade

Profissionais que atuam na administração das empresas conhecem a dificuldade de manter o trabalho restrito ao ambiente corporativo. Ao mover parte das atividades para smartphones e tablets, é possível potencializar o ganho de produtividade de seus colaboradores. A edição de uma tabela ou planilha, a resposta de um e-mail ou até mesmo uma reunião poderá ocorrer em qualquer lugar com acesso à internet. Prático, simples e rápido.

Gerenciam projetos

Os apps também podem gerenciar projetos. Neles, há ferramentas que favorecem o compartilhamento de documentos, acompanhamento das atividades e a distribuição de tarefas entre os colaboradores.

É possível encontrar sistemas desse tipo em português, o que facilita a compreensão das ações a serem realizadas. Se sua empresa está em busca de informatização e otimização de processos, utilizar esse tipo de solução é essencial.

Melhoram os processos internos e externos

Os aplicativos mobile não melhoram somente a relação da empresa com o público externo, eles também podem otimizar a comunicação interna e o fluxo de trabalho entre as equipes, tornando a rotina empresarial mais prática.

O app pode apresentar, por exemplo, dados atualizados sobre os produtos ou serviços, como o número de itens em estoque e o tempo médio para a entrega, o que auxilia vendedores e representantes comerciais.

Outro uso interno comum do software mobile corporativo é a criação de programas de incentivo aos colaboradores, com estratégias e ações para estimular o cumprimento de metas mensais ou sazonais, como as de fim de ano.

Podem funcionar offline

Como todos nós sabemos, o sinal da internet móvel costuma cair com frequência e, por esse motivo, os aplicativos acabam sendo uma excelente alternativa para evitar o desperdício de tempo ou a paralisação dos processos.

Se a sua empresa utilizar apps que oferecem serviços mesmo estando offline, ou seja, sem que seja necessário estar conectado à internet, notará que o nível de produção poderá se manter estável enquanto a gestão online estiver indisponível.

A importância de contar com um aplicativo funcional

Até pouco tempo atrás, a concorrência era bastante limitada, porém, hoje ela passa a ser global graças às tecnologias para integração de processos empresariais, que buscam atender com qualidade e rapidez as demandas dos clientes.

Com esse cenário, os empreendedores se veem obrigados a estar em constante inovação para garantir sua posição no mercado e, se possível, expandi-la para faturar mais e aumentar o alcance da marca.

Contudo, nem sempre alguns deles conseguem enxergar a competitividade como parte dos processos, e acabam percebendo isso somente quando empregam esforços para manter um processo que não gera mais resultados positivos. Isso pode levar a um descontentamento geral que culmina em prejuízos financeiros, afetando diretamente o clima organizacional.

Diante desse contexto, torna-se fundamental a adoção da tecnologia da informação (e dos aplicativos empresariais) para que o fluxo de atividades da empresa fique sob controle, bem como a administração das tarefas cotidianas, gestão das tomadas de decisão e implantação do planejamento estratégico para combater os ataques do ambiente externo — crise econômica, novos produtos e oscilação de preços no mercado.

Fora que, os dados gerados pelo SIG (Sistema de Informação Gerencial) podem auxiliar a empresa em vários pontos, como:

  • desenvolvimento de novos produtos baseados nas necessidades do mercado;

  • apontar os melhores procedimentos para a redução de custos;

  • indicar investimentos;

  • aumentar a sua participação em outros nichos.

Esse tipo de integração é extremamente necessária, pois permite o funcionamento pleno das atividades e possibilita a circulação de informações completas entre os colaboradores e setores envolvidos. Além disso, os aplicativos oferecem diversas vantagens, como:

  • simplificação do controle das atividades;

  • redução de divergência de informações;

  • aumento da confiabilidade dos dados levantados em cada tarefa;

  • integração de todos os departamentos da empresa.

Como isso auxilia os gestores nos processos decisórios?

No ambiente empresarial, o gestor costuma tomar decisões constantemente, que podem variar conforme o impacto causado sobre seus objetivos. Entretanto, nem sempre o profissional está apto para uma ação dessas, e ele acaba tomando decisões que, em vez de favorecer a empresa, acabam a comprometendo.

Os aplicativos, quando introduzidos nos processos, geram o conhecimento por meio da absorção de informações, para que as ações tomadas pelos responsáveis sejam prontamente fundamentadas e baseadas em dados que estejam vinculados ao crescimento empresarial, garantindo uma maior probabilidade de acerto.

Os 23 melhores aplicativos

1. ZeroPaper

ZeroPaper é um app de controle financeiro simplificado, exclusivamente desenvolvido para pessoas que administram seu próprio negócio: autônomos, MEI’s, profissionais liberais, e microempresas. O software confere a saúde financeira e aponta os melhores caminhos para melhorar sua gestão por meio de diagnósticos orçamentários.

Ele oferece outras funcionalidades, como a possibilidade de anexar imagens de comprovantes de pagamento.

Disponível para Android e iOS.

2. GuiaBolso

O GuiaBolso faz conexão direta com os bancos e puxa todas as informações financeiras do usuário ou da empresa e organiza tudo em uma única tela em forma de gráficos.

Nele, tudo é automatizado e você pode controlar o orçamento quando quiser, basta apenas alguns toques. Essa tecnologia já faz parte da vida de milhões de pessoas no mundo que procuram agilidade e segurança para suas decisões financeiras.

Disponível para Android e iOS.

3. Dropbox

O Dropbox é um app de armazenamento e sincronização em nuvem muito popular entre os usuários mobile. Ele guarda diversos tipos de arquivos, vídeos, imagens, músicas, programas, documentos e etc. Você pode acessá-los via internet, independente de onde estiver.

O aplicativo também é útil para as empresas, pois ele compartilha informações entre mais de uma pessoa. Dessa forma, é possível manter arquivos que podem ser editados por outros colaboradores, sincronizando-os.

Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

4. Google Drive

É uma solução do Google que causou um rebuliço na internet. O Google Drive disponibiliza 5 GB de espaço na nuvem para você armazenar documentos, arquivos e pastas online em uma espécie de disco digital.

Essa funcionalidade teve início com o Google Docs, que agora é integrado ao Drive. Agora é possível compartilhar itens com outras pessoas e ainda há a possibilidade de acessar documentos e arquivos offline, para consultar quando quiser.

Disponível para Android e iOS.

5. SurveyMonkey

Com o SurveyMonkey é possível criar questionários e fazer pesquisas, enviá-los a qualquer pessoa e acompanhar seus resultados a qualquer hora e em qualquer lugar.

O app facilita e agiliza a elaboração de pesquisas, em poucos minutos você terá um questionário pronto para ser respondido. Com ele, você pode:

  • enviar os formulários para qualquer pessoa pela web, mídias sociais ou e-mail;

  • analisar respostas em tempo real;

  • transformar feedbacks em novas ideias para o seu negócio.

Disponível para iOS.

6. Office para iPad e tablets Android

Os principais programas do Microsoft Office foram especialmente criados para o iPAD e para os tablets com Android. Assim, você poderá criar conteúdos de texto, planilhas e apresentações também nos dispositivos com rapidez graças à familiaridade das ferramentas do pacote.

Para utilizar o aplicativo, basta que você conecte com a sua conta da Microsoft. Ao fazer isso, você terá acesso à interface do software em modo de leitura. Para criar e editar novos documentos, é preciso assinar o Office 365.

Disponível para Android e iOS.

7. Microsoft Office Mobile

Microsoft Office Mobile é a versão móvel da edição de documentos. Por meio dele, você poderá carregar, editar e criar arquivos de texto (Word), planilhas (Excel) e apresentações (PowerPoint).

Todo o arquivo do Office Mobile é enviado para a nuvem automaticamente e pode ser aberto em outros aparelhos, como Pcs, smartphones, tablets, dispositivos iOS e Windows Phones. Além disso, você poderá abrir os documentos do Office em outros aplicativos, como o Onedrive, Onedrive for Business e o SharePoint.

Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

8. Debt Payoff Pro

Empreendedores sempre precisam de um crédito bancário, seja dinheiro, cheque ou até mesmo de um financiamento inicial. Mas, é preciso ter cautela com isso, pois, em meio a tantos empréstimos, você pode perder o controle e comprometer suas finanças.

Para lhe ajudar a controlar seus débitos, o Debt Payoff organiza a gestão financeira da empresa, sugerindo o pagamento da quantia (parcela) mínima de todos os empréstimos, até que um deles seja pago definitivamente. Logo, os demais empréstimos entram na fila. Dessa forma, evita-se o pagamento de multas ou juros.

Disponível para Android e iOS.

9. VaiMoto

VaiMoto é uma solução para solicitação do serviço de entrega urbana expressa. Uma tecnologia em que, quem necessita do serviço, localiza os profissionais disponíveis para a corrida. 

Funciona assim: no site oficial ou pelo aplicativo, a empresa contratante descreve o pedido, seleciona o melhor orçamento e finaliza o pedido diretamente com o motoboy contratado. Tudo ocorre com rapidez, praticidade e segurança. 

Disponível para Android e iOS

10. Trabalhista

Trabalhista é um aplicativo que auxilia no entendimento de um processo trabalhista. Ele faz cálculos trabalhistas baseados na CLT e simulações rápidas. É muito simples de utilizar e é bastante preciso. Utiliza tabelas IRRF e INSS atualizadas.

Porém, ele não foi criado para ser uma ferramenta profissional para cálculos trabalhistas formais e exatamente de acordo com as leis vigentes. É apenas um software para uso rápido e informal. Para a folha de pagamento da sua equipe, procure sempre um profissional de contabilidade especializado.

Disponível para Android.

11. Evernote

O Evernote é tão popular e eficiente que dispensa introduções. Ele faz anotações e organiza arquivos. Com ele, você pode criar lembretes, registrar ideias, salvar imagens e separar tudo em um sistema semelhante a um fichário.

Assim, você conseguirá identificar visualmente os seus conteúdos com facilidade, agilizando suas buscas por aqueles mais específicos. Além disso, ele também compartilha notas e permite conversar com outros usuários para realizar uma tarefa em conjunto.

Disponível para Android, iOS, Windows e Windows Phone.

12. Controle de Vendas

Esse aplicativo é essencial para quem trabalha como autônomo e enfrenta problemas para controlar suas cobranças e vendas. Ele é totalmente em português e auxilia na hora de registrar os produtos vendidos.

Nele, é possível cadastrar clientes e vendas, emitir relatórios completos, receber notificações de cobranças e fazer backup dos dados. E tudo isso pode ser feito de maneira segura, pois o app pode ser protegido por uma senha.

Disponível para Android.

13. Serasa Experian

O Serasa Experian Mobile é uma solução criada para simplificar e obter acesso ao Decisor Mobile, que é o primeiro produto de decisão da Serasa Experian para dispositivos móveis.

É o sistema ideal para negócios que precisam de segurança, agilidade e mobilidade na concessão de crédito. Com ele, você pode avaliar e tomar decisões mais acertadas a qualquer momento e em qualquer lugar.

Disponível para Android.

14. Cielo Mobile 9

Com a consolidação de cartões de crédito e de débito, o dinheiro físico (cédulas em papel) é cada vez menos utilizado. Qualquer pessoa pode pagar seus produtos ou serviços em diversos estabelecimentos ou até mesmo em sites de vendas.

Apesar disso, profissionais liberais que são dependentes das famosas maquininhas sofrem com o seu uso devido à ausência de mobilidade.

Usuários de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e aparelhos iOS podem transformá-los em uma máquina de cartão graças ao Cielo Mobile. Além de ser seguro, o app efetua pagamentos pelo cartão por meio de conexões sem fio (3G, 4G e WiFi). Ele também criptografa os dados e envia comprovantes de pagamento para o e-mail do comprador.

Disponível para Android e iOS.

15. Expense Mobi

A principal inovação da plataforma, lançada em 2013, é seu sistema de reembolso de quilômetros rodados. Assim que inicia um deslocamento externo, o colaborador da empresa cliente do Expense Mobi aciona o aplicativo e, quando chega ao seu destino, encerra o percurso clicando na tela de seu smartphone.

O controle é feito por meio do GPS do próprio aparelho e não necessita acesso à internet. Segundo dados levantados pela Expense Mobi, as empresas que utilizam o serviço podem reduzir em até 30% suas despesas relacionadas a reembolsos.

Disponível para Android e iOS.

16. Taskmind

Esse aplicativo foi desenvolvido especialmente para administrar equipes. Com ele, você pode gerenciar e sincronizar tarefas, planejar e organizar projetos de forma simples, sempre focando no trabalho em equipe.

O app te mantém 100% atualizado, sincronizando as listas de tarefas dos seus subordinados. Você também pode delegar funções e fazer alterações offline – tudo é automaticamente ordenado quando o seu aparelho se conectar à internet.

O software também permite conversar diretamente com qualquer usuário, o que evita desencontro de informações e e-mails longos e complexos. Ainda, o taskmind pode emitir alerta caso você ou outro profissional esteja ocupado, sugerindo melhorias na organização dos procedimentos, mantendo toda a equipe focada e em equilíbrio.

Disponível para Android.

17. Wunderlist

Rotineiramente, temos que realizar diversas atividades e, quando elas surgem ao mesmo tempo, fica complicado manter a organização. Para ordenar os compromissos diários, você pode usar o Wunderlist, que lhe dá a possibilidade de criar listas de tarefas e lembretes, auxiliando na coordenação do que precisa ser feito. Além disso, ele é um excelente apoio para trabalhos em grupo e também pode marcar afazeres como em uma agenda.

Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

18. Consulta CPF/CNPJ

Esse aplicativo consulta e comprova a situação cadastral de uma pessoa ou de uma empresa na Receita Federal. Basta informar o CPF ou CNPJ e o sistema responde se há alguma pendência referente ao imposto de renda.

Disponível para Android.

19. Camcard

A troca de cartões entre profissionais é uma ação muito comum e rotineira, mas, à medida que o número de encontros cresce, eles ficam difíceis de encontrar. A solução para esse problema é o aplicativo Camcard. Com ele, você bate a foto do cartão com o seu celular, que digitaliza as informações automaticamente, armazenando-as junto com a imagem capturada. Também é possível exportar os dados para uma planilha eletrônica ou outros formatos de documentos.

Disponível para Android e iOS.

20. Waze

Se você ou sua equipe trabalha com vendas, uma hora ou outra terá que visitar os clientes em potencial (prospects), portanto, é bom evitar de chegar atrasado em oportunidades desse tipo. O Waze é uma rede social para motoristas. Nela, os usuários informam sobre os locais onde há obras, acidentes e congestionamentos.

Apesar de já ser comumente utilizado pelos motoristas em geral, vale a pena lembrar que o recurso é útil também para a área comercial. Dessa forma, você consegue encontrar rotas alternativas e fugir do tráfego para chegar no horário combinado e causar uma boa impressão desde o início das negociações — isso pode parecer banal, mas pode lhe ajudar a fechar negócio mais facilmente, ainda mais se você chegar antes dos concorrentes, por exemplo.

Além disso, o aplicativo calcula distâncias para descobrir os custos de combustível e transporte/deslocamento. Se você usá-lo constantemente, terá acesso às novas funcionalidades, como a localização de fast foods, hospitais, pedágios e preço dos combustíveis nos locais em que estiver passando.

Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

21. iContas

Um app que gerencia as finanças na palma da sua mão. O iContas controla suas receitas e despesas e registra todas as datas de recebimento ou pagamento que sua empresa não pode esquecer de modo algum. Se isso ocorre mensalmente, ele te lembrará dessa frequência.

Esse software é indicado para pequenos empreendedores. Nele, é possível realizar algumas tarefas, como: adicionar diferentes contas, modalidades de recebimentos ou pagamentos em dinheiro, cartão de crédito, entre outras.

Disponível para iOS.

22. Trello

É um software gratuito que gerencia projetos. Com ele, você pode monitorar o andamento das atividades, além de fazer alterações no status das tarefas e incluir informações sobre os projetos.

Para fazer isso, basta criar uma conta no Trello com nome, e-mail e senha. Depois disso, o app já está pronto para ser usado.

Disponível para Android e iOS.

23. Wappa

Esse aplicativo visa solucionar um velho problema — o uso abusivo de táxi pelos funcionários, que, muitas vezes, os usam para fins particulares e colocam o valor da corrida no caixa da empresa.

O app funciona assim: a corporação define cotas de utilização de táxi para cada profissional, cadastrando as principais rotas e o tempo disponível para realizar as corridas. Quem pedir o táxi precisa responder um formulário online com o intuito de comprovar a necessidade chamá-lo.

Vale lembrar que o funcionário não paga nada ao taxista — quem acerta a conta é própria Wappa. A fatura é enviada aos clientes e o valor é repassado aos motoristas. Tudo é feito pela internet e dispensa a emissão de boletos. Com uma praticidade e comodidade dessa, você economizará muito com o deslocamento da sua equipe.

Disponível para Android e iOS.

Acreditamos que depois de ler essa ampla lista de aplicativos para empresa, você esteja tentado a utilizá-los no seu negócio. Antes disso, estude a possibilidade de transferir alguns processos para esses apps para descobrir se essa mudança é viável no momento. Faça isso com cautela para não atrapalhar essa transição. Boa sorte!

O que achou do post de hoje? Quer saber mais sobre as funcionalidades do nosso aplicativo? Então, entre em contato conosco, estamos prontos para responder suas dúvidas!