Levando em conta as dificuldades do transporte urbano, um grande problema enfrentado por pequenas empresas é a locomoção dos funcionários. Muitos empresários já até chegaram a pensar em transporte corporativo, mas ainda temem os custos que incidem sobre esse sistema.

Entretanto, não há motivos para toda essa preocupação, visto que o transporte corporativo vem deixando de ser uma exclusividade de grandes empresas e se tornando acessível também para as de pequeno porte.

Antes de mais nada, é importante analisar essa possibilidade levando em conta os custos da empresa. Tudo isso sem deixar de pensar na segurança e bem-estar dos colaboradores, é claro. Afinal, funcionário que tem um trajeto tranquilo de casa até o trabalho se torna mais motivado e produtivo.

Pensando nisso, listamos neste artigo algumas razões pelas quais você deveria implantar o transporte corporativo em sua pequena empresa. Confira!

Maior assiduidade e pontualidade dos funcionários

Por falar em segurança, empresas que não investem em sistemas de transporte correm o risco de ficar com a equipe drasticamente reduzida em dias de greve no transporte público, por exemplo.

Além disso, diante da necessidade de deslocar colaboradores para algum congresso ou serviço externo, haveria o risco de ocorrerem atrasos devido a problemas no transporte.

Com o transporte corporativo, os funcionários conseguem ir ao local de trabalho com segurança e tranquilidade mesmo em dias que o transporte público está um caos. E na hora de ir a um evento, não há riscos de atrasos devido ao mesmo fator.

Trata-se de uma alternativa que eleva a assiduidade e pontualidade dos colaboradores, visto que falta de meios de locomoção não será mais motivo para atrasos ou faltas.

Custos relativamente baixos

Muitas vezes, é mais viável contar com meios de transporte corporativos do que se preocupar com todos esses problemas que citamos. Táxis corporativos saem mais caro do que o vale-transporte, mas a rapidez com que levam e trazem funcionários de eventos, por exemplo, aumentam seu lucro na produtividade.

O vale-transporte também não pode não ser a melhor solução em dias de greve. Além disso, funcionários que precisam tomar duas a três conduções podem não conseguir chegar quando uma linha não estiver operando, ou ainda chegar ao trabalho já cansado devido ao trajeto.

Dependendo da quantidade de funcionários, especialmente se moram próximos uns dos outros, os táxis corporativos podem ser uma boa opção nessas ocasiões. Os custos não são tão altos quanto imaginamos e são atenuados ainda mais pelos benefícios que o sistema proporciona.

Outra ocasião a ser levada em conta são os deslocamentos para eventos e congressos. Pagar um táxi comum  a cada vez que eles se fizerem necessários pode gerar custos muito altos para a empresa, e ainda sem garantias de que o aproveitamento será satisfatório.

Um táxi de uma empresa pré-contratada já destinado a essas situações implica em uma relação custo-benefício muito mais vantajosa para qualquer empresa.

Otimização do tempo

Além de evitar atrasos, os deslocamentos se tornam mais rápidos quando contamos com táxis já previamente contratados. O caminho entre a empresa e o evento ou cliente para onde o funcionário precisa ir torna-se mais curto e isso otimiza o tempo das pessoas, fazendo com que não precisem sair tão cedo.

O tempo da empresa também é otimizado, visto que esses colaboradores voltam mais dispostos e prontos a fazer um bom aproveitamento dos conhecimentos e informações adquiridos no evento externo.

Ninguém precisará deixar a empresa horas antes do compromisso por conta de filas no transporte coletivo ou de esperar um táxi, que muitas vezes pode atrasar. Com o transporte corporativo, é possível calcular exatamente o tempo gasto no trajeto e evitar todos esses transtornos.

Micro e pequenas empresas normalmente contam com um número reduzido de funcionários e qualquer ausência por um período prolongado pode refletir em termos de produtividade e manutenção das tarefas básicas.

É por isso que o transporte corporativo representa uma espécie de garantia de que as ausências não durarão um tempo maior que o necessário.

Bem-estar geral

Em dias de greve, o táxi corporativo pode ser uma boa pedida para levar os funcionários ao trabalho. O mesmo vale para ocasiões em que há eventos ocorrendo nas imediações e você sabe que provavelmente todos chegarão atrasados devido aos desvios nas principais linhas de ônibus que acessam o local.

Uma situação como as descrita acima causa mal estar de todos os lados, já que o funcionário chega desmotivado devido a todo o problema que enfrentou logo cedo, o chefe se vê contrariado ao aceitar as explicações, mas no fundo sabe que elas são verdadeiras.

Os deslocamentos para eventos se tornam mais tranquilos, já que muitas vezes o colaborador precisa levar equipamentos da empresa, que seriam pesados para carregar em um trajeto todo feito por meio de transporte público.

Utilizar o veículo pessoal também não seria uma boa saída, já que a manutenção sempre fica por conta do proprietário do veículo, o que ele pode considerar injusto, já que o está usando a serviço da empresa.

A empresa também não poderia arcar com essa parte, já que o colaborador também usa seu carro para fins pessoais em horários que não está em expediente. Esse impasse só pode ser resolvido por meio do transporte corporativo.

Para evitar todos esses sentimentos negativos no ambiente de trabalho, o melhor a fazer é evitar que os tais problemas aconteçam: o transporte corporativo se torna o grande responsável pela chegada de todos os funcionários à empresa e sua volta para casa.

Se o veículo é da empresa, ela deve ser responsável por cuidar da manutenção. Entretanto, optar por um serviço terceirizado, faz com que a empresa contratada cuide de tudo isso.

Em qualquer uma das opções, os problemas de percurso são minimizados e a harmonia no trabalho não é afetada (pelo menos, não por esse motivo).

O colaborador também se sentirá mais valorizado, sabendo que a empresa realmente se preocupa com a sua segurança e toma ações concretas para garanti-la.

Viu só como o transporte corporativo não é só um privilégio para grandes empresas, podendo favorecer também as de menor porte? Se você gostou, entre em contato conosco e conheça a nossa frota de táxis.