O processo de tomada de decisões carrega uma série de ambiguidades na maioria das organizações. Isso acontece porque muitos empreendedores ainda acreditam em uma espécie de “poder mágico”, que pode levá-los aos investimentos mais certeiros e a grandes sucessos de mercado.

Logicamente, isso não existe, mas é frequentemente popularizado por narrativas fragmentadas de empreendedorismo que circulam pela internet. Felizmente, a transformação digital trouxe recursos eficientes para desconstruir essas ideias. Um deles é a análise de dados.

Você já parou para pensar em como a coleta e estudo de informações corporativas pode aprimorar as estratégias do seu empreendimento nos mais diversos âmbitos? Confira nossas dicas a seguir e entenda também como incorporar essas práticas no seu negócio.

Qual a importância da análise de dados para o processo de tomada de decisões?

A análise de dados é essencial para otimizar o processo decisório nas empresas, auxiliando na padronização de procedimentos operacionais, na organização de tarefas e no alinhamento de discursos entre diferentes equipes. Entenda mais sobre os benefícios da análise de dados adiante.

Melhoria na qualidade das decisões

A análise de dados melhora significativamente o desempenho das empresas. Isso se deve à possibilidade de contar com informações mais factíveis no processo de tomada de decisões, diminuindo a recorrência de ações conduzidas de maneira simplista.

Uma análise completa permite um diagnóstico hábil dos problemas, a tempo de corrigi-los. Detalhando esses dados, você consegue determinar com precisão a causa de falhas iniciais e usar a análise de dados para definir novos cursos de ação.

Dessa maneira, todos os setores da empresa se beneficiam, já que os processos aperfeiçoados de uma área tornam toda a operação mais fluida. Isso também se estende à gestão de transportes e viagens, o que traz benefícios significativos para a qualidade de vida de seus colaboradores.

Automatização de tarefas

Uma análise de dados apurada melhora consideravelmente a taxa de riscos, uma etapa essencial para a automatização de tarefas.

Quando a empresa consegue cumprir uma certa quantidade de tarefas, ordenadas de uma maneira lógica, em um período de tempo menor e garantindo a qualidade dos produtos e serviços, ela agrega mais valor ao produto final.  

Maior consenso nos processos

É certo que decisões estratégicas são mais eficazes com a presença da análise de dados, mas isso não dispensa a capacidade de intuição e discernimento dos gestores.

Contudo, com maior presença de dados, equipes multidisciplinares conseguem estabelecer mais diálogo entre diferentes abordagens para decidir estrategicamente. Além disso, fica mais fácil mensurar o retorno e projetar resultados.

Aumento da confiança corporativa

Decisões baseadas em dados constroem argumentos mais confiantes. Apesar disso, é importante disseminar entre a equipe o pensamento de que mesmo que a quantidade de dados seja grande e a capacidade de análise fique aguçada, não é possível entender todos os riscos envolvidos em uma decisão.

Sendo assim, é muito importante que sua empresa incentive a experiência dos funcionários, considerando o papel das particularidades de cada colaborador no processo. Junto aos métodos de cada um, a consideração dos fatos identificados somente auxiliará na tomada de decisões mais eficientes.

Fortalecimento da cultura organizacional

A incorporação da análise de dados na tomada de decisões ajuda a avaliar ideias e a projetar resultados mais prováveis. Isso faz com que os conhecimentos gerados a partir desses estudos sejam mais palpáveis, gerando maior confiabilidade e discussões efetivas.

A coleta de informações permite uma caracterização mais certeira dos clientes, bem como dos riscos e do mercado. Identificar oportunidades, assim como os desafios do mercado e comportamentos recorrentes entre a clientela, tornam-se atividades mais simples.

Tudo isso requer uma mudança cultural, que dissemine a importância da análise de dados entre todos os colaboradores. Ao demonstrar a importância dessa agilidade para todas as equipes, sua empresa passa a ganhar pontos no fortalecimento da cultura corporativa.

Como colocar a análise de dados no centro da tomada de decisões?

Para entender o valor de um grande volume de dados, é preciso que seus colaboradores realizem a estruturação, identificação e a análise dos processos padronizados criados.

Para isso, é necessário desenvolver uma cultura organizacional que proporcione a incorporação de tecnologias, o compartilhamento de informações e a colaboração entre funcionários, conforme acompanhamos adiante.

Aplique o business intelligence

O business intelligence traz um modelo de tomada de decisões estruturado sobre análises estatísticas de eventos recorrentes na empresa, tais como o histórico de vendas, comportamento do consumidor, análises sobre o público-alvo, dentre outros.

Identifique os problemas

Para focar na resolução, é preciso que você se concentre, primeiramente, no diagnóstico correto dos problemas. De pouco adianta ter procedimentos consolidados para levantamento e análise de dados se você não conhece bem o desafio que precisa ser resolvido.

Procure identificar o problema sob as mais diversas perspectivas. Assim, você saberá quais serão os dados relevantes em seus estudos.

Defina indicadores para a análise

Após a identificação do problema, é hora de definir indicadores que possam ser aplicados em sua análise e que o ajudem no mapeamento de soluções. Hoje, a maioria das ações pode ser quantificada com o auxílio das métricas certas.

De pouco adianta, porém, querer acompanhar todas as métricas possíveis. Pergunte-se sobre o que é preciso mapear para resolver seu problema, como mapear e o quanto essas informações são relevantes para estabelecer soluções.

Agrupe os dados

Após levantar os dados de acordo com os indicadores definidos, é hora de agrupar os dados para facilitar a análise. Para isso, é essencial contar com ferramentas de coleta e estruturação de dados que sejam capazes de classificar as informações de maneira padronizada.

Esses recursos permitem aumentar o tempo para que sejam elaboradas análises críticas e a tomada de decisões mais precisas.

Analise tudo cuidadosamente

O estudo dos dados exige que você identifique o valor deles. Algumas dicas para aprimorar esse olhar sobre suas informações é observá-las sob um ponto de vista macro e micro, ser pragmático e estar aberto a novos conhecimentos.

Uma discussão imparcial, envolvendo as mais diversas equipes de sua empresa, permite uma análise mais rica e eficiente.

O processo de tomada de decisões só tem a ganhar com a incorporação da análise de dados. Ao melhorar o conhecimento das empresas sobre o público-alvo, aprimorar processos de vendas e tornar o olhar sobre o mercado mais certeiro, esses dados o ajudarão a mover as engrenagens das empresas de maneira mais fluida.

Se você quer entender ainda mais sobre a importância de considerar os dados para aprimorar o planejamento estratégico de sua empresa, especialmente na gestão de transportes, entre em contato conosco!