Muitos empreendedores e gestores já se perguntaram se o melhor a ser feito é a contratação de colaboradores ou a terceirização de serviços. A resposta a esse questionamento vai considerar as intenções e objetivos da empresa, mas geralmente terceirizar é quase sempre imprescindível para qualquer empreendimento.

Se seu negócio não está em um momento propício para ampliações, que exigem uma melhor infraestrutura, novas máquinas e equipamentos, ou até mesmo dispõe de pouca verba para a contratação de uma equipe de profissionais, a melhor solução é, seguramente, o serviço terceirizado.

Para desencargo de consciência de sua parte, reunimos, neste post, informações que abordam as vantagens e desvantagens tanto da terceirização quanto da contratação de serviços. Confira!

As vantagens da terceirização de serviços

Investir em trabalhadores terceirizados é uma maneira de garantir dinamismo e flexibilidade, e está se tornando uma alternativa cada mais frequente entre as empresas. Ao fazer isso, elas conseguem desmembrar suas estruturas internas e ganhar rapidez na tomada de decisões, encontrando maior capacidade para reorganizar processos e conduzir a rotina.

Há também o equilíbrio financeiro, o que permite a redução de despesas trabalhistas, e uma diminuição significativa na burocracia e na morosidade das contratações em carteira. Também otimiza a previsibilidade do orçamento, uma vez que os encargos com os profissionais terceirizados são de responsabilidade da empresa contratada, o que pode contribuir muito para o planejamento estratégico do negócio.

Sem contar que com a terceirização, a organização fica muito mais enxuta e leve: sai de seus ombros um fardo gigantesco, que inclui treinamentos, férias, exames (admissionais, periódicos e demissionais), rescisões, promoções etc. Terceirizando, o desperdício de mão de obra — braçal e intelectual — é notadamente menor.

A soma de todos esses pontos faz com que a companhia foque melhor em suas atividades principais e ganhe em eficiência e produtividade.

Serviços que podem ser terceirizados

Limpeza

É uma das mais contratadas. Manter a empresa limpa é fundamental para que os colaboradores trabalhem em um local higienizado e seguro e para que seus visitantes tenham uma boa impressão.

Manutenção

As tarefas de manutenção são cruciais para que toda a estrutura da organização atenda adequadamente aos colaboradores. A viabilidade da contratação desse tipo de serviço vai depender das condições e vantagens que a terceirizada pode apresentar.

Serviços de entrega

Atualmente, existem diversos tipos de marcas fornecedoras de serviços de delivery, como transportadoras, motoboys autônomos e até apps, o que garante maior conveniência às empresas que necessitam de entregas.

Gestão de telecom

Esse processo é trabalhoso, consome bastante tempo e tem pouco eficácia para algumas empresas, apesar de ser indispensável para o acompanhamento de sistemas e canais de comunicação e atendimento. A admissão de uma equipe dedicada a esse serviço é muito custosa, portanto, a melhor opção é a contratação de um serviço especializado em telecom.

TI

É possível contratar desde os serviços de rotina e de segurança de dados até o conhecimento de softwares distintos, tudo de maneira sempre atualizada, o que gera um bom custo-benefício.

Contábil

Para os pequenos e médios empreendimentos, a terceirização total ou parcial desse setor pode ser um ótimo negócio, pois ele costuma consumir um tempo considerável dos colaboradores.

Transporte corporativo

É uma excelente alternativa para empresas, pois ao contratar um serviço de transporte corporativo, é possível garantir mais comodidade tanto para visitantes quanto para funcionários que precisam se deslocar para outras dependências a trabalho.

As desvantagens da terceirização de serviços

Não é raro haver problemas de comunicação entre os colaboradores contratados pela empresa e os terceirizados, o que pode comprometer o desempenho geral dos processos. É necessário se atentar a isso quando for terceirizar serviços, para não deixar que o distanciamento de equipes externas atrapalhe as atividades internas.

Outro aspecto que exige precaução é o nível de controle sobre as tarefas da empresa. É claro que esse gerenciamento é menor quando se contrata terceirizados, mas nada que não seja possível reverter ou contornar com um bom gerenciamento de processos. O recomendado é evitar terceirizar tarefas primordiais — aquelas que são a razão de ser da empresa —, para garantir o controle adequado e alcançar bons resultados.

As vantagens da contratação

É óbvio que nem tudo pode ser terceirizado, e isso depende de diversos fatores. Conforme o tipo de negócio, bem como do grau de controle que ele precisa sobre suas atividades, contar com vários setores internos pode fazer mais sentido do que a terceirização — como no gerenciamento de dados e informações confidenciais.

O controle direto dos colaboradores pode possibilitar a cobrança de resultados e melhorar o controle sobre cada procedimento, dando maior precisão à gestão dos processos da empresa.

A contratação ainda traz outras vantagens relevantes: a integração e o comprometimento. Quando a organização consegue motivar seus profissionais e manter um clima favorável, todos sentem fazer parte de algo importante e se empenham para atingir as metas definidas.

As desvantagens da contratação

O custo é a principal desvantagem do regime CLT. Recrutar funcionários costuma ser uma alternativa mais cara, especialmente no nosso país — aqui, devido às leis trabalhistas, um profissional pode custar à companhia mais do que o dobro de sua remuneração em carteira!

Some-se a isso a demora e a burocracia para se contratar, além dos riscos de uma rescisão contratual. Em contrapartida, rescindir um contrato de terceiros envolve muito menos riscos do que desligar um funcionário com anos de atuação.

Além disso, organizações com estrutura interna muito robustas correm o risco de se tornarem inflexíveis quanto às mudanças do mercado. Quem conta com todos os setores possíveis sob seu domínio deve sempre investir em capacitação, o que pode comprometer o desempenho geral em alguns momentos.

Terceirização X Contratação

Depois que a Lei da Terceirização entrou em vigência, terceirizar se tornou uma alternativa que possui muitas vantagens e deve ser analisada por todos os empreendimentos, independentemente de seu porte.

É importante avaliar o seu caso em específico, e não o de outros negócios. A terceirização vai trazer retornos significativos para você? Vai gerar mais competitividade? Vai garantir redução de custos? Pense bem, avalie todas as situações e veja qual opção é a mais adequada para cada departamento de sua empresa.

E atenção: ao tomar sua decisão, procure uma prestadora de serviços reconhecida no mercado, que tenha qualificação especializada e transparência nos contratos — tudo para evitar imprevistos e garantir sua competência e produtividade.

Esperamos que após ler este conteúdo você tenha compreendido que a terceirização de serviços é mais vantajosa do que a contratação de funcionários. Aproveite o gancho desta leitura e saiba o que fazer para reduzir os custos da sua empresa!