O papel das empresas na preservação ambiental O papel das empresas na preservação ambiental

Inovação e sustentabilidade: o papel das empresas na preservação ambiental

3 minutos para ler

O papel das empresas na preservação ambiental

Com o amplo desenvolvimento de indústrias e com o crescimento das cidades, principalmente em relação ao avanço da urbanização, tem-se, cada vez mais, uma preocupação geral com a natureza e como a estamos tratando. Cuidar do meio ambiente não é apenas uma questão importante e que deve ser trabalhada com afinco: proteger o meio ambiente é uma necessidade imprescindível – e muitas empresas já implementaram práticas sustentáveis em suas ações organizacionais.

        No mundo dos negócios, inovação e sustentabilidade andam lado a lado – criando o conceito de inovação sustentável. Para atingir seus objetivos de desenvolvimento sustentável, as instituições buscam diferentes formas de realizar seu trabalho, uma vez que a inovação não é restrita a avanços tecnológicos inéditos, representando, também, mudanças na estrutura de como os negócios são feitos, incluindo alterações na gestão, aperfeiçoamento e modernização de práticas tradicionais, por exemplo a substituição de papéis por ferramentas digitais, melhorias no processo de produção ou até mesmo um novo modelo de negócio.

        A sustentabilidade empresarial envolve as ações de uma organização em relação ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável da sociedade. Assim, para que uma empresa seja considerada sustentável, ela deve assumir posicionamentos éticos ambiental e socialmente, adotando práticas que favoreçam seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente e colaborando com a qualidade de vida social.

        Dessa forma, a sustentabilidade empresarial torna-se essencial, pois além de contribuir com a natureza é um canal para conscientização dos consumidores. Você conhece algumas práticas sustentáveis comuns nas empresas? Confira:

– Sistemas de tratamento e reaproveitamento da água;

– Reciclagem de lixo;

– Uso de materiais recicláveis (tanto para embalagens e produtos como para ferramentas no escritório);

– Racionamento de água e energia elétrica;

– Reutilização de sobras de matéria-prima;

– Projetos voltados a educação sobre a importância da preservação ambiental (tanto internos quanto externos);

– Sacolas biodegradáveis.

        A Wappa também possui em sua plataforma de serviços uma ferramenta sustentável diferenciada. Pensando nas atividades dos táxis corporativos e na emissão de gases poluentes que prejudicam o meio ambiente, em parceria com o programa Carbon Free da ONG Iniciativa Verde, a Wappa disponibiliza para seus clientes a possibilidade de compensar os níveis de CO2 liberados na atmosfera por meio de restauro florestal da Mata Atlântica.

        Assim, além de efetuar pagamentos via celular, reduzir o consumo de papel, eliminar os custos com boletos, vouchers e reembolsos, o cliente Wappa consegue acompanhar quantas árvores seriam necessárias para compensar toda a emissão de CO2 e o custo do plantio das mesmas.

        A ONG Iniciativa Verde já realizou o plantio de mais de 1 milhão de árvores na Mata Atlântica. Participar desse movimento sustentável é uma forma de auxiliar na mudança de comportamento no ambiente corporativo e também na conscientização da sociedade. Se você e sua empresa tem interesse em contribuir com o programa Carbon Free via Wappa, entre em contato conosco!

Veja mais detalhes sobre o programa Carbon Free da ONG Iniciativa em: http://www.iniciativaverde.org.br/.

Posts relacionados
Share This