Conheça Steve Blank, criador da metodologia Customer Development

2 minutos para ler

post.blog.11.05

O americano Steve Blank, pioneiro do Vale do Silício, internacionalmente conhecido pela criação do método Customer Development (Desenvolvimento do Cliente), tem muito a ensinar para empreendedores da atualidade. Com mais de 30 anos de experiência na indústria tecnológica, sua metodologia deu início ao movimento Lean Startup, que se embasa em aprendizado validado, experimentação científica, redução dos ciclos de desenvolvimento de produto, medidas de progresso e feedback dos clientes.

        Steve Blank aplica-se diretamente na maneira como startups são construídas e como o empreendedorismo é ensinado atualmente. Professor em locais renomados como a Universidade de Stanford, Berkeley e San Francisco, Blank é autor do revolucionário best-seller “Os Quatro Passos para a Epifania” (2005), no qual detalha sua abordagem para o processo do Customer Development, demonstrando seus pontos de vista sobre como o empreendedorismo é uma prática que pode ser ativamente gerenciada ao invés de uma arte que deve ser passivamente experimentada.

        Blank ainda conta com mais dois livros publicados, o “Not All Who Wander Are Lost” (2010), que relata histórias sobre sua vida como empreendedor e desenvolve uma narrativa sobre como viver em meio ao mundo acelerado de startups do Vale do Silício, e o best-seller “Startup: Manual do Empreendedor” (2012), que detalha uma abordagem científica ao empreendedorismo e enfatiza a importância de rigorosos e repetitivos testes, elaborado para ser usado como uma enciclopédia e blueprint para startups.

        Fundador de 8 companhias startups, incluindo a E.Piphany, especializada na gestão de relações com clientes, vendida em 2005 para a SSA Global Technologies por 329 milhões de dólares, Blank continua a investir e assessorar startups do Vale do Silício.

Os livros de Steve Blank são indicados por todos da Wappa, que tomam sua trajetória como inspiração e seu empreendedorismo um modelo a ser seguido.

Para conferir mais informações e atualizar-se no tema, Blank escreve regularmente para seu blog www.steveblank.com. Também é possível encontrar a tradução de alguns de seus textos aqui: https://endeavor.org.br/autor/steve-blank/.

Posts relacionados
Share This