Como treinar seu cérebro para superar dificuldades

3 minutos para ler

treine.seu.cerebro.21.04

Mais frequentemente do que gostaríamos, nos deparamos com situações que afloram nossas dificuldades e medos. Muitas vezes isso acaba gerando aquele branco, aquela travada que todos conhecemos – e não há motivo para se envergonhar disso. No entanto, se conformar com essa situação não é a resposta; precisamos nos esforçar e fazer com que situações específicas parem de trazer tanto incômodo ao nosso dia a dia – principalmente em relação a nossa carreira profissional. Não é fácil, mas existe solução.

        Para começar, pense na situação que te traz desconforto. Pense na primeira vez que essa situação te deixou envergonhado ou incomodado. Dependendo do trauma será difícil, mas não desista. Por exemplo, se você sente medo de falar para grandes públicos, sua expressão corporal e até mesmo sua voz vão mostrar isso. O primeiro passo para superar essa dificuldade é refletir sobre suas causas. Tendo o motivo claro, a solução vem com muito mais facilidade.

        Escrever sobre seus medos é uma ótima maneira de entender quais são suas origens. Escreva, leia, acostume-se com a dificuldade. O próximo passo é simples: pense sobre o lado positivo da situação que te deixa desconfortável. Voltando ao exemplo do medo de falar para grandes públicos, pense que esses acontecimentos são excelentes para passar suas ideias de forma clara e cativar pessoas, além de serem ótimas oportunidades para fazer contatos profissionais, destacar seu produto e sua empresa.

        Lembre-se: o importante é evitar negações. Seu inconsciente não lida bem com pensamentos, expressões e palavras negativas. Ao invés de “eu não fico nervoso ao falar em público”, prefira “eu vou falar bem na apresentação”, “eu vou cativar o público”, “minha palestra será ótima” e frases dessa natureza.

        Mais uma vez, a técnica de colocar no papel esses pensamentos é extremamente válida. Você já escreveu sobre seu medo, agora é hora de escrever sobre sua superação. Faça disso um mantra e repita sempre.

        A Wappa selecionou livros para te auxiliar nesse processo. Não deixe de ler “Resiliência: como superar pressões e adversidades no trabalho” e “O livro do líder completo”, de Ricardo Piovan, e ainda, se você gosta de ler em inglês, Power Cues: The Subtle Science of Leading Groups, Persuading Others, and Maximizing Your Personal Impact, do autor Nick Morgan, que fala especificamente sobre situações como a que mencionamos aqui. Boa leitura!  

Posts relacionados
Share This