7 dicas para fazer uma apresentação incrível

3 minutos para ler

post.linkedin.3.05

Uma boa apresentação, independentemente do formato que você optar por usar, é aquela que prende seu público e o mantém interessado do início ao fim. Isso é especialmente importante quando falamos em apresentações voltadas para reuniões de negócios, geralmente repletas de dados, termos técnicos e conceitos complexos que devem ser simplificados durante a explicação para facilitar o entendimento.

        Seja no PowerPoint, no Prezi, ou em qualquer outra plataforma, as dicas que a Wappa selecionou para ajudar em suas apresentações são valiosas! Confira:

1 – Estude seu público. O que você quer falar, com quem e como você quer atingi-los? Para você influenciar seu público, você precisa saber o que o motiva – principalmente se sua apresentação envolver a venda de algum produto.

2 – Comece com uma história. Essa é uma técnica muito utilizada por palestrantes profissionais – e mesmo que seu foco não seja a palestra, a história é  uma boa forma de descontrair o ambiente, prender a atenção do público e suavizar a temática a ser abordada.

3 – Cuidado com o conteúdo visual da apresentação. Slides ou imagens com muito texto são desinteressantes. Procure usar fotografias, frases curtas e tipografias diferenciadas ao invés de tópicos e listas, dinamizando a apresentação. Citações de grandes personalidades que possam contribuir com a temática também são bem-vindas.

4 – Treine – e muito! Quando você sabe exatamente o que falar e qual a melhor maneira de expor suas ideias não há motivo para preocupação. Estude em voz alta, escute sua própria voz, memorize seu texto e analise o que está bom, e saiba como você pode melhorar o que está fraco.

5 – Importantíssimo: contato visual. Ninguém é capaz de convencer e persuadir o outro sem o “olho no olho”. Lembre-se de estabelecer essa conexão por todo o espaço, interagindo com o público em geral, sem encarar uma única pessoa especificamente por muito tempo.

6 – Gesticule naturalmente. O nervosismo pode nos deixar travados no lugar, assim como pode nos fazer mexer o corpo demais. Respire fundo, mantenha a calma e realize sua apresentação de forma natural, sem exageros.

7 – Finalize com uma boa história. Assim como no início da apresentação, uma história curta, autêntica, que se relacione diretamente com o tema e que crie um vínculo com o público é uma excelente pedida para encerrar sua apresentação com chave de ouro.

Posts relacionados
Share This