O desejo de qualquer empreendedor é que sua empresa seja financeiramente saudável, mas para isso acontecer ela precisa ter um excelente fluxo de caixa.

Infelizmente, nem todas as empresas possuem um fluxo de caixa eficiente e acabam tendo prejuízos em virtude da má administração do dinheiro.

Ter um bom planejamento financeiro é fundamental para o crescimento da empresa, sem ele o seu negócio só vai decair. Porém, esse é um desafio que você precisa enfrentar todos os dias e, para conseguir vencê-lo, você precisa otimizar seu fluxo de caixa.

Neste artigo, vamos apresentar a você algumas soluções que vão potencializar o seu fluxo de caixa, mostrando medidas que devem ser adotadas para alcançar seus objetivos. Continue a leitura e confira!

Elimine gastos desnecessários

De início, é preciso eliminar os gastos desnecessários da empresa. Faça uma análise das suas despesas e verifique quais delas podem ser eliminadas. Caso exista alguma despesa que, mesmo não sendo tão essencial, precisa ser mantida, tente, ao menos, diminuí-la.

O corte de gastos não depende somente do empreendedor, mas de toda a equipe também. Para isso, é necessário que você reúna os seus funcionários e explique a situação da empresa e o motivo da eliminação dos gastos desnecessários.

Ouça os seus colaboradores, pois eles vão saber identificar exatamente quais são os desperdícios do dia a dia.

Fazendo isso, além de manter a sua equipe despreocupada em relação a possíveis demissões, você também vai deixá-los mais motivados por poderem auxiliar na economia da empresa.

Organize o seu estoque

Ter um estoque organizado pode fazer muita diferença no seu fluxo de caixa. Isso porque muitas empresas acabam deixando de faturar pela falta de estoque ou então possuem vários produtos que não apresentam uma boa rotatividade, ou seja, ficam estagnados por muito tempo.

Muitas vezes, a solução é reduzir o estoque, mas para isso é necessário que você calcule a taxa de rotatividade e compre somente o necessário.

Você também precisa estar atento à sazonalidade e tendências, assim você vai conseguir adquirir produtos para o seu estoque que não fique estagnado, realizando as suas vendas de maneira eficiente, sem transtornos com falta de produtos.

Outra opção é fazer uma reposição contínua do seu estoque. Grosso modo, você vai efetuar suas compras com mais frequência, só que com um estoque menor.

Estabeleça metas

Após eliminar os gastos desnecessários, agora é preciso definir suas metas. Para ficar mais fácil, é importante ter em mãos o seu saldo inicial e as entradas e saídas esperadas para o caixa até um determinado período.

Feito isso, verifique se o seu prazo de pagamento é maior que o seu prazo de recebimento. Somente assim você vai poder definir suas metas para assegurar que a sua empresa tenha dinheiro em caixa o suficiente para arcar com todos os seus compromissos.

Esteja atento à sazonalidade do seu negócio

A maioria das empresas possui períodos de altas e baixas vendas e isso influencia — e muito — o fluxo de caixa da empresa.

Para resolver esse problema, é necessário que você consiga identificar os produtos alternativos existentes na sua empresa para que, assim, possa manter um bom fluxo de caixa.

Por exemplo, se a sua empresa vende roupas e artigos de praia, ela tem um faturamento maior no verão. Porém, para que ela mantenha um bom fluxo de caixa, seu produto alternativo pode ser roupas e artigos para academia, pois geralmente há uma boa procura em épocas mais frias.

Renegocie com seus fornecedores

Manter o equilíbrio entre a necessidade de capital de giro e o ciclo financeiro da empresa é crucial para manter a regularidade do fluxo de caixa.

Então, se a sua empresa precisa melhorar seu controle financeiro, uma solução é renegociar com seus fornecedores.

Avalie tudo dentro da sua empresa, seja o contrato com a companhia telefônica, de internet, seguro e analise o que pode ser renegociado. Observe os preços dos concorrentes e, então, entre em contato com seus fornecedores e apresente a sua proposta.

O segredo é negociar. Quem sabe fazer isso, consegue descontos maiores e melhores condições de pagamento.

Incentive seu cliente a pagar mais rápido

Incentivar o seu cliente a pagar mais rápido é uma excelente opção para melhorar o seu fluxo de caixa.

Ofereça descontos aos seus clientes em caso de antecipação de pagamento ou em caso de pagamento à vista. Além de beneficiar a sua empresa, também vai beneficiar o seu consumidor, fazendo com que ele se sinta motivado a comprar mais em razão dos descontos proporcionados, facilitando assim a fidelização do cliente.

Em caso de empresas que fornecem serviços, o ideal é pedir o pagamento antecipado ou exigir uma entrada antes de iniciar a prestação de serviços.

Evite clientes inadimplentes

Infelizmente, ainda existem pessoas que têm dificuldade em arcar com seus compromissos. A melhor maneira de salvar o seu fluxo de caixa da falta de recebimento é não negociar com clientes inadimplentes.

A sua empresa precisa ter um sistema de análise de crédito para saber se a pessoa com quem você está negociando é de confiança.

Controle as finanças da sua empresa

Por fim — e não menos importante — controle as finanças da sua empresa. Esteja sempre atento às contas a pagar junto aos bancos, fornecedores e, principalmente, impostos.

Não deixe nada para trás, pois quanto mais você demorar a efetuar o pagamento, os juros vão aumentar e seu fluxo de caixa pode ficar comprometido.

Se, por ventura, houver algum tipo de atraso, procure o seu credor e renegocie a sua dívida o quanto antes. Assim, você evitará futuras preocupações até mesmo com processos judiciais, por exemplo.

Saber otimizar o fluxo de caixa da sua empresa é muito importante para alavancar o seu negócio. Além do mais, o mercado está ficando cada dia mais competitivo e se você colocar em prática todas essas nossas dicas, a sua empresa vai conseguir sair na frente dos seus concorrentes em virtude da excelente administração financeira.

O que você achou das nossas dicas? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também otimizarem o seu fluxo de caixa!