Já se foi o tempo em que era difícil se locomover na cidade. Com tantas opções de transporte pessoais, como os táxis e até aplicativos de motorista particular, agora a dificuldade é saber qual alternativa é mais vantajosa.

Por isso, resolvemos fazer um comparativo das principais vantagens e desvantagens de cada um para lhe ajudar a decidir se você deve chamar um motorista particular ou um táxi para sua viagem. Vamos lá?

Motorista particular x Táxi

Tempo de espera

O portal R7 realizou um teste considerando diversos pontos, entre eles o tempo de espera, comparando os táxis e os serviços de motorista particular. O resultado foi bem interessante e deixou muita gente surpresa:

Táxi de rua

Táxi de aplicativo

App motorista particular

1 minuto

7 minutos

22 minutos

Ao contrário do que muitos pensavam, o serviço de motorista particular acabou demorando quase 3 vezes mais que o serviço de táxi por aplicativo para chegar. Mas, na verdade, isso não era razão para surpresa: a rede de taxistas é muito maior do que a de motoristas particulares, portanto, o táxi leva a vantagem nesse quesito.

Táxi: 1

Motorista particular: 0

Formas de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelos táxis costumavam ser um problema para esse tipo de transporte. Porém, assim como acontece com os aplicativos de motorista particular, hoje os táxis já superaram esse problema.

Táxi de rua

Táxi de aplicativo

App motorista particular

Somente dinheiro (maioria)

Cartões e dinheiro

Cartões e dinheiro

Apesar de a maioria dos táxis de rua ainda não aceitarem pagamentos diversificados, dá para chamá-los pelo aplicativo e fazer o pagamento por lá. Já no serviço de motorista particular, essa versatilidade sempre foi aceita. Portanto, ponto para os dois.

Táxi: 2

Motorista particular: 1

Tempo de viagem até o destino

Este item faz muita diferença na vida de todo mundo. Seja você é uma pessoa que utiliza o táxi ou os serviços de motorista particular para trabalhar ou apenas para sair com os amigos, existe sempre uma vontade em comum: a de não chegar atrasado.

Neste ponto, a grande vantagem acaba indo para o táxi. Especialmente nas grandes cidades, como São Paulo, onde o trânsito é caótico quase o dia todo, os táxis conseguem ser muito mais rápidos que os serviços de motorista particular por poderem utilizar o corredor exclusivo de ônibus.

Quem está sempre com pressa ou tem que ser pontual em seus compromissos deve sempre utilizar o táxi (de rua ou de aplicativo) em cidades grandes, pois ele chegará mais rápido ao destino em qualquer situação.

Táxi: 3

Motorista particular: 1

Comodidade e conforto

A comodidade vai muito além de não precisar ir à rua, sob a chuva em alguns casos, em busca de transporte. Hoje, existe uma gama enorme de aplicativos que facilitam a vida de quem precisa de qualquer serviço, inclusive transporte.

Por isso, a comodidade tem que ir além desse fator e entregar uma experiência a mais. Nesse campo, os aplicativos de motorista particular têm uma vantagem. A padronização do serviço oferecido (seja pelos modelos dos carros ou até mimos oferecidos durante a viagem) acaba dando mais conforto e comodidade ao passageiro.

Apesar de já existirem serviços que utilizam taxistas com a mesma proposta dos serviços de motorista particular, padronizar o tipo de carro e o que é oferecido fica muito difícil, pois a rede de taxistas é muito vasta. O que se ganha em versatilidade, acaba se perdendo em comodidade.

Táxi: 3

Motorista particular: 2

Segurança

A segurança é sempre um ponto controverso e muita gente não dá a atenção que o assunto merece. Deixamos sempre esse assunto de lado quando pensamos em táxis e motoristas particulares, mas ele é extremamente importante.

Nesse ponto, os taxistas levam vantagem mais uma vez. Como é uma profissão regulamentada há muitos anos, os taxistas têm de passar por diversas certificações antes de começarem a trabalhar com o transporte de passageiros — e também devem fazer atualizações constantes.

Por exemplo, todo taxista deve realizar um curso de 40 horas, oferecido pelo Serviço Nacional do Transporte (Senat), que vai prepará-lo para a função. Isso não acontece com os motoristas dos serviços de motorista particular. Ou seja: por mais que os motoristas desse tipo de serviço sejam bons, somente o táxi dá a garantia de segurança e certificação.

Táxi: 4

Motorista particular: 2

Tarifas

Talvez um dos pontos mais importantes, as tarifas costumam ter um peso maior na hora de escolher um serviço de táxi ou motorista particular. Num primeiro momento, parece claro que os serviços de motorista particular têm a vantagem, mas nem sempre é assim.

Especialmente para quem utiliza esse tipo de serviço no trabalho ou tem uma empresa em que seus funcionários dependem dele, deve entender que o preço final nem sempre é condizente com o que realmente está sendo pago. Afinal, as horas de seus funcionários custam dinheiro e, quanto mais tempo perdem esperando ou em viagem, mais caro acaba saindo no final. Por isso, é bom ter tudo na ponta do lápis para gerenciar bem.

Porém, mesmo para quem não utiliza o serviço de motorista particular ou os táxis para o negócio, também deve ficar atento à diferença de preço entre os serviços, que vem diminuindo cada vez mais. Tanto que a Folha de S. Paulo disponibilizou um link para calcular os valores e decidir qual é mais vantajoso em cada situação. Vale a pena testar.

Neste ponto, os dois tipos de serviço acabam oferecendo boas alternativas em relação às tarifas. Ponto para os dois!

Táxi: 5

Motorista particular: 3

Táxi: 5 x Motorista particular: 3. O que isso quer dizer?

O táxi venceu por ser melhor na maioria das situações, mas isso não quer dizer que você não deva optar por outro tipo de serviço. A ideia desse comparativo era mostrar que, mais importante do que chegar, é avaliar a melhor forma de fazê-lo. Por enquanto, o táxi está na liderança, então é hora de aproveitar e usá-lo!

E aí, gostou do nosso comparativo entre os serviços de motorista particular e táxis? Aproveite e siga-nos em nossas redes sociais e não perca mais nenhum conteúdo: Facebook, Twitter, YouTube e Google+