Com muitos profissionais precisando atuar em vários locais fora da empresa, a necessidade de deslocamento é cada vez maior. A tendência de trabalhar de qualquer lugar vem crescendo e, por isso, a mobilidade é um conceito importante para o negócio. Diante dessa situação, o transporte corporativo surge como uma excelente possibilidade.

Esse elemento se baseia, principalmente, no uso de táxis corporativos. Ou seja, os colaboradores fazem a solicitação de veículos de transporte particular, com cada corrida tendo um valor dependendo do itinerário e tempo de percurso.

Selecionado corretamente, o transporte corporativo tem ótimas vantagens para o empreendimento. Para entender melhor, continue lendo e descubra por que recorrer a essa opção!

Por que o transporte corporativo é a melhor opção?​

O transporte executivo surge como uma ótima alternativa, já que opções como transporte público ou frota própria não são as melhores escolhas. Isso acontece porque as soluções tradicionais apresentam alguns problemas, enquanto as novas possibilidades trazem benefícios diversos.

Para se convencer de uma vez de que essa é a melhor escolha, é fundamental entender as vantagens dessa decisão. Entre os principais pontos positivos de recorrer a esse elemento, estão:

Aumento da mobilidade urbana

Especialmente nas grandes cidades, conseguir se locomover não é tão fácil. O trânsito e os engarrafamentos são os maiores vilões, causando atrasos e tornando os caminhos muito mais complicados do que deveriam ser.

Isso gera dois problemas. O primeiro é sobre o transporte público, que, normalmente, está cheio e nem sempre é eficiente. Há atrasos recorrentes e, muitas vezes, não há a conexão desejada até um determinado ponto.

Já em relação a carros próprios, pode ser difícil encontrar vagas para estacionar. Com isso, há uma grande perda de tempo somente ao ter que lidar com estacionamentos lotados ou flanelinhas.

Com o transporte executivo, esse problema é contornado. O uso do táxi executivo permite um deslocamento muito conveniente e facilitado, eliminando vários problemas logísticos e melhorando a mobilidade urbana.

Elevação da segurança de transporte

Outra questão muito importante trata da segurança na hora de realizar o transporte. Quando é o funcionário que dirige o veículo da própria empresa, há riscos de ocorrerem acidentes variados. Isso se deve, por exemplo, à falta de experiência no trânsito em um local, bem como ao acúmulo de funções ou nervosismo para um encontro importante com um cliente.

O transporte público pode ser ainda mais inseguro. Dependendo do local e do horário, há riscos reais de assaltos e comprometimento da integridade física. Assim, recorrer ao executivo é um jeito de garantir que tudo aconteça de forma muito segura e conveniente.

Melhoria no gerenciamento de tempo

Ser pontual no universo corporativo é muito importante. Trata-se de algo que transmite seriedade com clientes e parceiros de negócio, bem como garante que a reputação de toda a empresa não seja comprometida.

Mais do que isso, ter um bom gerenciamento de tempo implica em uma produtividade elevada, o que contribui para que a equipe tenha um rendimento cada vez melhor.

Mas, afinal, o que o transporte corporativo tem a ver com isso? Tudo!

Com melhor mobilidade urbana e menores riscos à segurança, é simples chegar às reuniões, encontros e eventos no momento certo. Isso diminui os impactos de possíveis atrasos, melhorando a utilização do tempo por parte dos funcionários.

Ampliação da satisfação dos colaboradores

Uma equipe motivada, engajada, produtiva e interessada em gerar bons resultados para o negócio. Para que isso seja possível, é necessário fortalecer a satisfação de quem trabalha.

Contar com uma empresa de transporte focada no deslocamento executivo é fundamental nesse sentido, porque, primeiramente, é um jeito de aumentar o conforto. Em veículos adequados e com a facilidade de deslocamento, qualquer viagem se torna muito agradável.

Além de tudo, a comodidade de ser atendido por esse serviço, associada à produtividade e à facilidade do deslocamento, faz com que os colaboradores fiquem muito satisfeitos com os processos e com a empresa em geral.

Garantia de flexibilidade

Outra questão que vale a pena destacar em relação ao táxi executivo é que esse é um recurso flexível. Como ele atende a diferentes necessidades conforme elas surgem, torna-se uma opção conveniente.

Ao utilizar uma ferramenta como essa, é possível requisitar táxis em qualquer ponto da área de cobertura e no momento em que for preciso. Além de tudo, a empresa pode realizar solicitações de acordo com a necessidade.

Ou seja, não é preciso ter custos fixos, como ocorre com a manutenção de uma frota. Em vez disso, o pagamento só acontece conforme o uso, permitindo, inclusive, o aumento de escala usando a mesma ferramenta.

Maior praticidade

Quando uma empresa mantém uma frota própria, ela precisa cuidar de uma série de questões. Deve se preocupar com o gerenciamento da frota, analisando, por exemplo, qual é a necessidade de manutenção ou troca de veículo.

Também é preciso planejar rotas estritas e fazer um acompanhamento muito específico, de modo a garantir que tudo saia como o esperado.

Isso imobiliza uma grande quantidade de recursos financeiros e humanos, já que é preciso ter gestores capacitados para a tarefa. Com o transporte corporativo, há uma facilitação nesse sentido.

Como não é necessário realizar todas essas tarefas, há maior praticidade na administração do negócio, em geral. Com isso, o empreendimento pode se dedicar com maior intensidade a outras partes da gestão.

Redução nos custos com transporte

Uma consequência muito importante de recorrer ao táxi executivo é que essa ferramenta contribui para diminuir os gastos do negócio, especificamente em relação ao deslocamento.

Em primeiro lugar, é muito mais barato pagar apenas pelas corridas do que manter a frota por conta própria. Tendo os próprios veículos, passa a ser necessário gastar com manutenção e troca, além de haver os gastos com a depreciação de patrimônio, o que não ocorre com o uso do serviço.

Além de tudo, o ganho de produtividade, o aumento da satisfação dos colaboradores e a ampliação da flexibilidade são fatores que também contribuem para a redução dos custos.

Sendo assim, essa é uma alternativa muito viável e vantajosa para economizar, sem ser necessário cortar pessoas ou comprometer a qualidade da oferta do produto ou serviço.

Maior visibilidade sobre processos

Um dos pontos importantes quando se fala na gestão de qualquer parte do negócio é a visibilidade. Saber o que está acontecendo é importante para avaliar o desempenho de uma função e, principalmente, para planejar a tomada de decisões.

Nesse cenário, a contratação de uma empresa de transporte corporativo é fundamental. Graças aos recursos que ela oferece, é fácil acompanhar como o processo está sendo realizado, quais são os custos até o momento e os efeitos obtidos.

Assim, a gestão fica robusta e preparada, tornando-se muito capaz de gerar resultados otimizados.

Você sabe como funciona uma plataforma de gestão de táxi corporativo?

Apesar de ter todas essas vantagens, a contratação de uma empresa de transporte ainda é uma relativa novidade para boa parte dos empreendimentos.

Sendo assim, é comum que essa solução não seja plenamente conhecida pelos tomadores de decisão a respeito da escolha.

Ao se informar sobre essa possibilidade, por outro lado, é possível conquistar uma atuação diferenciada. Por isso, veja como funciona uma plataforma desse tipo:

Contratação do plano de táxi corporativo

Tudo começa com a escolha da empresa e com a seleção do plano. Essa tarefa requer atenção especial, pois cada negócio pode oferecer condições diferenciadas. Dessa forma, o correto é escolher o que faz sentido para quem contrata.

Os custos, como visto, estão associados a quanto de transporte será usado durante um determinado período. Com isso, os planos não cobram um valor das corridas, mas têm a ver com os serviços oferecidos.

Para pequenas e médias empresas, os planos são compactos e eficientes, oferecendo menos funções, mas uma competitividade maior. Assim, cabem perfeitamente na realidade do negócio em desenvolvimento.

Já as que têm dezenas de funcionários utilizando o táxi corporativo podem recorrer a opções robustas, as quais contam com recursos avançados e que atendem melhor a essas necessidades.

Além de tudo, é nesse momento em que são apresentadas as condições de contrato, sendo necessário ficar atento a essa questão.

Inclusão de colaboradores no cadastro

O próximo passo do funcionamento da plataforma de táxi corporativo trata da inclusão dos funcionários no sistema, permitindo que eles utilizem o serviço de transporte custeado pelo negócio.

Essa tarefa é necessária para que os colaboradores façam as corridas de trabalho pelo “perfil” do empregador, que será o responsável por fazer o pagamento do valor final à empresa de transporte.

Essa autorização é fundamental para garantir que somente as pessoas certas usem os recursos. Do contrário, qualquer um poderia usar o táxi corporativo, até mesmo fora do trabalho, e o negócio teria que arcar com os custos.

Com o cadastramento, será viável garantir que haja um alinhamento na atuação, permitindo a economia e o uso correto do recurso.

Chamada do táxi

Partindo para questões práticas, é hora de entender como acontece a “contratação” do táxi. Graças ao aspecto digital dessa plataforma, tudo pode ser feito em apenas alguns toques na tela de um dispositivo, garantindo o máximo de praticidade.

Em planos comuns, o provável é que a chamada do táxi aconteça pelo aplicativo. Com o perfil devidamente incluído, o colaborador solicita o transporte e a corrida entrará na conta da empresa.

Já planos mais robustos permitem que o táxi seja chamado por outras ferramentas, como por SMS. Isso eleva a qualidade do serviço, já que permite que os funcionários tenham suas necessidades atendidas em quaisquer condições.

Se for o caso, o funcionário também pode fazer a solicitação como pessoa física. Embora o pagamento fique por conta dele, é uma forma de ter acesso a uma opção eficiente, já conhecida e previamente utilizada.

Pagamento facilitado

Quando se fala em fazer o pagamento de viagens, é comum que esse processo seja muito confuso para um empreendimento. A burocracia aparece em várias etapas, gerando complicações desnecessárias.

É o que acontece, por exemplo, quando a empresa tem que emitir um voucher que será usado pelo colaborador, mesmo sem a certeza do valor. Ou então quando o funcionário precisa apresentar comprovantes para obter um reembolso, que pode demorar alguns dias.

Com uma plataforma de transporte corporativo, tudo isso é eliminado. O pagamento é feito mediante uma senha e tudo ocorre no próprio aplicativo. Ao final do período, é possível pagar no cartão ou via boleto, garantindo que tudo fique em dia.

Separação do centro de custos

Como dito, um dos benefícios de utilizar esse recurso tem a ver com a redução dos gastos, especificamente em relação ao deslocamento. Em parte, isso se deve ao funcionamento em relação à separação do centro de custos.

Ou seja, com a plataforma, é fácil separar as despesas e avaliá-las de maneira individual. Com tal possibilidade, consegue-se verificar se o valor está adequado às expectativas da empresa e quais foram os transportes que mais pesaram no custo final.

Com uma avaliação completa, o negócio consegue se planejar melhor para os próximos meses, o que ajuda o fluxo de caixa e a organização financeira, em geral.

Integração com outros sistemas

Atualmente, é cada vez mais comum que os empreendimentos utilizem diversos recursos digitais na gestão. O emprego de um bom ERP, por exemplo, é crucial para organizar custos, obrigações e resultados, bem como para automatizar tarefas.

Porém, ter dados descentralizados é pouco útil nesse sentido, o que pode comprometer a atuação geral da gestão, especialmente em relação ao controle.

Para que isso não aconteça, uma boa plataforma de transporte executivo permite a integração com outros sistemas. Isso melhora o fluxo de informações, permitindo a integralização de dados e o aumento de visibilidade na gestão.

Emissão e análise de relatórios e gráficos

Ter os dados adequados, inclusive e especialmente sobre o transporte, é fundamental. Porém, eles são muito menos úteis se apenas coletados, mas não analisados de forma completa.

Por isso, uma plataforma também oferece a possibilidade de aumentar o entendimento a respeito dos dados. É fácil, por exemplo, emitir diversos relatórios, cruzar informações e criar gráficos.

A partir desses elementos, há como encontrar tendências, verificar padrões e localizar pontos fora da curva. Uma viagem excessivamente cara, por exemplo, pode apontar para um problema que exija uma solução específica.

Com isso, a plataforma online não serve apenas para garantir o deslocamento de funcionários. Se for bem empregada, ela contribui para que a gestão fique mais robusta e estratégica.

Como escolher a melhor empresa de transporte executivo?

O táxi executivo é, sem dúvidas, uma possibilidade robusta e muito benéfica. Contudo, é fundamental ter atenção em um momento decisivo: a escolha do estabelecimento que oferecerá esse serviço.

Essa decisão tem direta influência na satisfação com esse elemento e nos resultados que ele trará. Portanto, todos os esforços devem estar voltados para que a melhor empresa disponível seja contratada.

As principais dicas são:

Analise qual é a cobertura oferecida

Uma das questões cruciais para que a empresa de transporte seja considerada a ideal é a cobertura que ela oferece. Isso porque um empreendimento que só permita que o táxi seja chamado em alguns poucos lugares limitará a atuação e comprometerá toda a questão ligada à praticidade.

Em vez disso, o ideal é dar preferência para os que oferecem cobertura nacional, no mínimo. Isso garante que os colaboradores possam usar os recursos conforme o necessário, onde quer que eles estejam.

Se a escolha ainda tiver cobertura internacional, ainda que para apenas um país, ela merece atenção especial em relação aos demais. Como consequência, é a conveniência quem sairá favorecida.

Verifique qual é a frota disponível

Não adianta a empresa de transporte oferecer uma cobertura completa se não houver uma frota condizente. Ou seja, o território nacional pode estar todo coberto pelo serviço, mas, havendo poucos carros, a disponibilidade fica praticamente nula.

O correto, portanto, é verificar qual é a robustez da estrutura e da frota. Analise, por exemplo, se o negócio tem uma boa cooptação de motoristas e se a quantidade de carros que estão disponíveis é adequada nos principais locais.

Assim, é possível garantir que os colaboradores não tenham que esperar muito por um carro, facilitando todo o processo.

Analise a estrutura da plataforma

Outra questão é entender como a plataforma, em si, funciona. Isso porque o transporte físico não é a única coisa que importa, uma vez que o controle faz toda a diferença para os resultados.

Com isso, é fundamental compreender se esse recurso é fácil de ser usado, permitindo que a gestão se adapte rapidamente. Também vale a pena considerar se há a possibilidade de integração e se ela conta com os recursos necessários.

Tudo isso ajuda a decidir entre um serviço e outro, permitindo fazer a melhor escolha para as exigências do negócio.

Considere o suporte da empresa

Uma questão sobre a plataforma que merece destaque especial é o apoio oferecido por quem presta o serviço de transporte. Em caso de qualquer problema ou imprevisto, poder contar com um time preparado para resolver dúvidas e dificuldades faz toda a diferença.

Além de tudo, é relevante considerar se o suporte ajuda na implementação da plataforma dentro da estrutura do negócio. Especialmente quando há integração com outros sistemas, esse é um cuidado necessário para diminuir o tempo entre a contratação e o uso.

Tal fator é muito importante, porque não é raro ver quem oferece ótimas condições antes de fechar contrato. Quando o documento está em vigor, porém, deixa os clientes na mão, gerando problemas. Por isso, quanto melhor for o suporte, mais indicada é a escolha.

Entenda a segurança de uso

Um dos pontos fortes do transporte executivo é que ele ajuda a garantir maior segurança, tanto para os colaboradores quanto para a gestão. Contudo, isso somente será possível se a empresa certa for escolhida.

Para evitar acidentes e imprevistos, por exemplo, é fundamental que os motoristas sejam qualificados e experientes. Dessa maneira, há maiores chances de o funcionário ter a melhor experiência possível.

Além de tudo, é necessário ter processos fáceis, mas que sejam protegidos. O uso de senhas específicas para o pagamento, por exemplo, traz confiabilidade de dados e permite que a gestão tenha melhor controle sobre as despesas.

Quanto maior for a preocupação do negócio nesse sentido, melhor tende a ser escolhê-lo como fornecedor desse serviço.

Conheça a opinião de quem já usou

Entender a experiência de outras pessoas e estabelecimentos antes de fazer uma contratação é muito importante. A partir do feedback de quem já esteve em contato com a prestadora de serviço, fica fácil saber se a opção atende ou não certos requisitos.

Por causa disso, é recomendado procurar pessoas e empresas que já utilizaram um determinado serviço de táxi corporativo. Por meio da opinião de atuais e antigos usuários, é possível ter uma ideia robusta de toda a questão.

Apesar de cada um ter sua própria experiência, escolher uma opção bem-vista no mercado e que preza pela satisfação dos seus usuários aumenta as chances de ter sucesso na tarefa.

Compare os custos

Por fim, é importante analisar quais são os gastos que serão feitos com a escolha de cada serviço. Esse não é o fator determinante, afinal, nem sempre uma empresa barata oferecerá a qualidade e o nível de serviço que são desejados.

Contudo, pode funcionar como um elemento de desempate. Se você estiver diante de duas opções muito semelhantes, os custos com a contratação podem definir qual é a melhor escolha.

Porém, não foque apenas os valores pontuais. Em vez disso, é melhor pensar em questões como o custo/benefício e a economia que pode acontecer em longo prazo.

A partir disso, é possível escolher uma opção altamente conveniente, que atenda às expectativas e seja capaz de gerar os efeitos desejados.

O transporte corporativo é uma excelente possibilidade para que o negócio consiga mobilidade, eficiência e redução dos custos. Com uma plataforma robusta e escolhendo a empresa corretamente, há uma melhoria na gestão, o que gera bons efeitos em todo o empreendimento.

Já que fazer a escolha certa é tão importante, entre em contato com a Wappa e descubra por que somos a melhor pedida para o seu negócio!