A política de benefícios para funcionários consiste no conjunto de ações que visa oferecer algo além do salário para os colaboradores. O principal objetivo é valorizar e recompensar o trabalhador e, portanto, a implementação correta gera ótimos resultados.

Entre as vantagens de uma política bem estruturada estão a melhoria da produtividade e do ambiente de trabalho, aumento da qualidade de vida, melhor visão sobre a empresa e retenção de talentos. Ou seja, o negócio só tem a ganhar quando executa essas ações.

Para que tudo seja bem-sucedido, veja como investir em uma política de benefícios para funcionários e conheça os pontos principais!

Quais são os principais benefícios para funcionários?

Para que a política seja adequada, ela deve contar com os benefícios certos. Cada organização tem uma necessidade e é preciso estar atento às demandas dos colaboradores para definir corretamente a carteira. Nesse cenário, algumas alternativas são mais comuns. Veja adiante algumas possibilidades.

Vale-transporte

Esse é um dos benefícios obrigatórios quando o contratado mora a uma relativa distância do ambiente de trabalho. A empresa precisa custear o pagamento da passagem e de possíveis integrações do transporte público, por exemplo.

Paralelamente, parte do gasto é custeada pelo funcionário. Em média, há um desconto salarial de até 6% sobre o valor pago.

Vale-alimentação

Por lei, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não diz que o empregador deve oferecer o auxílio para alimentação. A legislação entende que o custeio já está compreendido no salário e, portanto, não é responsabilidade de quem contrata.

Mesmo assim, muitos negócios oferecem o vale-refeição, com total baseado em uma média diária. A maior vantagem é que a empresa que adere ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) pode descontar o valor pago do lucro e, com isso, reduzir o Imposto de Renda.

Plano de saúde

O plano de saúde também não é obrigatório, mas é uma forma de melhorar as condições de saúde e de qualidade de vida do trabalhador.

Com a oferta de um plano que inclui o colaborador e seus dependentes, há maior cuidado com a saúde e prevenção de doenças e, eventualmente, é algo que leva à redução do absenteísmo. Há diversas opções com coparticipação e, com isso, o funcionário faz um pagamento simbólico por procedimento. Além disso, a contratação do benefício também gera incentivos fiscais, principalmente pelo desconto do Imposto de Renda.

Vale-cultura

O programa criado pelo Governo Federal previa que as empresas oferecessem valores para acesso à cultura, como consumo de livros ou idas ao cinema e ao teatro.

Em troca, havia a obtenção de reduções fiscais. Esse abatimento de impostos foi encerrado em 2017, mas o programa continua válido e é um jeito de ampliar a qualidade de vida dos colaboradores.

Viagens corporativas

Por lei, o empregador deve custear todos os deslocamentos dos funcionários que sejam relacionados ao trabalho. Quando um colaborador precisa seguir para outra cidade, Estado ou país, tudo corre por conta da empresa.

Contudo, mais que cumprir tal obrigação, é interessante ter uma política de viagens corporativas. Desse jeito, é possível obter os melhores resultados de retorno de valores e custos de viagens.

Transporte corporativo

Em outras situações, o trabalhador precisa se deslocar de um ponto a outro, como para ver um cliente dentro da cidade, por exemplo. Nesse caso, um benefício corresponde ao transporte corporativo.

Ele se baseia na oferta de meios de transporte particular para que o colaborador se desloque, sem custos.

Afinal, por que investir nesses benefícios?

As vantagens que você já viu sobre a política de benefícios para funcionários são apenas o começo. A verdade é que recorrer a essa abordagem é muito vantajoso e pode trazer grandes efeitos para o seu empreendimento.

Uma das questões é a regularidade fiscal. Com a escolha das opções certas, é possível descontar o valor pago da base de cálculo e, dessa maneira, reduzir os impostos. Além de facilitar a contabilidade, é um jeito de economizar.

Outra questão é que há uma grande valorização dos colaboradores. Quando eles recebem benefícios, é como se a empresa dissesse que se importa com o bem-estar e com a satisfação deles. Com isso, há mais engajamento, motivação e produtividade.

Há, ainda, outros aspectos em relação a benefícios específicos. As viagens corporativas, por exemplo, ajudam o negócio a não se limitar a apenas uma área. Com uma boa política, é possível expandir as fronteiras de sua atuação.

Já o transporte corporativo bem planejado ajuda a garantir a pontualidade, a segurança e, até mesmo, a mobilidade urbana. No ambiente corporativo, significa muito mais profissionalismo e, além de tudo, a empresa consegue se diferenciar das outras. Com alternativas atrativas, há maior atração de talentos e até melhor visão por parte dos clientes.

Como investir nessa política de benefícios para funcionários?

Agora que você já sabe por que investir em benefícios e em quais focar, é o momento de descobrir como essa carteira deve ser montada. A princípio, é fundamental entender quais são as exigências do empreendimento.

Verifique qual é o padrão de atuação do negócio e descubra quais são as principais necessidades dos colaboradores. Uma multinacional, por exemplo, provavelmente precisará ter uma política de viagens bem robusta. Já uma organização com equipes externas de prospecção deverá ter o transporte corporativo como aliado.

Em seguida, é o momento de identificar quais são as melhores oportunidades. Muitas empresas são especializadas nessas políticas de benefícios, então vale a pena fazer uma boa pesquisa.

Além de considerar qualidade, preço e suporte, é válido realizar parcerias. Ao adotar a abordagem, a oferta de benefícios se torna robusta, profissional e adequada. Opte por parceiros com condições interessantes e que, principalmente, cumprem com o que prometem.

Ter o apoio de uma plataforma de táxis corporativos, por exemplo, ajuda a garantir o transporte seguro e econômico para a empresa. Além disso, um estabelecimento com os recursos certos facilitará a gestão de transporte e o alcance de resultados diferenciados.

Ao elaborar um bom programa de benefícios para funcionários, seus colaboradores ficarão muito mais satisfeitos. Isso gera diversas vantagens e, portanto, tudo deve ser planejado corretamente.

Para se convencer de vez, veja por que o transporte corporativo é uma excelente opção e entenda o que ele pode fazer pelo seu empreendimento!