TOP 10: fique por dentro dos melhores aplicativos para motoristas

6 minutos para ler

De fato, celular e direção não combinam, pois podem causar acidentes. Entretanto, saber usar esse aparelho sabiamente (antes ou após dirigir) é capaz de contribuir para uma viagem mais cômoda, tranquila e segura. Isso porque os aplicativos para motoristas são excelentes companheiros.

Com as mudanças frequentes de congestionamento, tráfego e ausência de vagas para estacionar, é normal que os condutores não percebam qual é o melhor destino. Além de oferecer diversas alternativas, alguns apps se transformaram em uma nova mídia social, em que seus usuários compartilham dados e informações sobre o percurso.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com os melhores aplicativos para motoristas que você precisa instalar no seu smartphone antes de pegar a estrada. Confira!

1. Waze

O Waze é um app que indica os melhores caminhos para chegar ao destino desejado, sem atrasos. É uma ferramenta formidável para quem não gosta de se perder no meio do trajeto, além de otimizar tempo ao seguir as rotas mais curtas e seguras.

De acordo com o local que você está passando, o aplicativo por intermédio de outros usuários notifica sobre os mais variados acontecimentos do trânsito, como engarrafamento, lentidão, acidente, obras, radares, pedágios, entre outros.

A comunidade Waze tem o intuito de coordenar o trânsito da melhor forma possível. Assim, de maneira saudável e instantânea, todos colaboram e nem são pegos de surpresa por conta de complicações durante os percursos.

Disponível para Android e iOS.

2. Google Maps

O Google Maps é uma ferramenta de rotas bastante utilizada pelos donos de celulares. Semelhante ao Waze em diversos aspectos, esse app define rotas para vários tipos de deslocamentos, seja com carro, bicicleta ou transporte público.

O grande diferencial desse aplicativo é a possibilidade de fazer o download de mapas de áreas específicas, o que significa que você não ficará sem recursos em vias sem cobertura 3G/4G. E isso pode ser decisivo entre ficar perdido ou achar seu caminho.

Disponível para Android e iOS.

3. Drive Awake

Uma funcionalidade presente em automóveis modernos é o detector de sono. Por meio da captação de vários comportamentos, como redução de velocidade ou imprecisão em curvas, o sistema constata que o condutor está sonolento e recomenda uma pausa para esticar as pernas ou tomar um café.

O Drive Awake funciona do mesmo jeito. Criado para dar suporte aos motoristas que dirigem diversas horas seguidas, ele pode evitar desatenções e acidentes. Para que o app funcione corretamente, basta que você posicione o smartphone de modo que a câmera frontal fique diante de seus olhos. Simples e prático.

Disponível para iOS.

4. Accufuel

O Accufuel é uma solução que permite saber quanto combustível seu veículo está bebendo. É necessário oferecer alguns dados específicos, como quilometragem, volume abastecido e valor pago em cada abastecimento. O app realiza o cálculo e apresenta relatórios e gráficos.

Disponível para iOS.

5. Fuelio

Assim como o aplicativo anterior, o Fuelio permite cuidar melhor do carro e é exclusivo para os sistemas Android. Com ele, é possível gerenciar o consumo de álcool ou gasolina, mas também pode-se controlar outros custos, como revisão, manutenção e seguro auto. É só colocar as informações pertinentes para que ele funcione.

Disponível para Android.

6. Aqui Alaga

O Aqui Alaga mostra os pontos de alagamento da cidade, mas no momento ele só assiste aos paulistanos. Uma de suas funcionalidades é mostrar as áreas da cidade de São Paulo com excesso de água em determinados locais.

Além disso, ele mostra as regiões que estão parciais ou totalmente interditadas, a partir da vinculação de dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O programa também é colaborativo, ou seja, permite que os usuários adicionem informações sobre alagamentos em tempo real.

Disponível para Android e iOS.

7. Car Dashdroid

Esse sistema é excelente para pessoas que precisam do celular a todo momento, inclusive durante a condução do veículo. O Car Dashdroid transforma o smartphone em uma central multimídia como a dos automóveis mais modernos, deixando os botões mais precisos e maiores.

Isso garante acesso facilitado aos recursos essenciais como telefonia, GPS e comando de voz, que garantem a utilização do aparelho sem que seja preciso retirar as mãos da direção.

Disponível para Android.

8. Read It To Me

O Read It To Me faz justamente o que o nome diz em inglês: “Leia isto para mim”. Ele converte textos em mensagens de áudio. Ideal para quem fica o tempo todo negociando com clientes ou recebe um grande volume de mensagens, mas deve ficar atento ao trânsito. Também é possível responder em áudio e transformá-lo em texto. O único impasse é que ele é pago, custa $2,99.

Disponível para iOS.

9. Back to My Car

Se você costuma deixar o veículo na rua com frequência e esquece onde o parou, o Back To My Car pode ser bastante útil. Num estacionamento fechado é até mais fácil encontrar o automóvel, mas no centro de uma metrópole com diversas avenidas e ruas essa tarefa pode ser um desafio e tanto. Esse app memoriza a localização do carro estacionado e guia o motorista de volta a ele com precisão.

Disponível para iOS.

10. Carrorama

O Carrorama é uma dos melhores aplicativos para motoristas, pois é perfeito para controlar todas as despesas que envolvem um veículo, desde a manutenção até outros gastos variados. Ele emite gráficos percentuais de todos os custos: estacionamento, pedágio, abastecimento, seguro auto, financiamento, impostos e até lavagem do carro. Também gerencia balanceamento, sistema de freios, troca de fluidos e pneus, entre outros itens.

Você pode criar alertas para as datas de vencimento da CNH, revisão veicular e pagamento das parcelas do financiamento. O aplicativo também informa quanto o automóvel consome de combustível e contém uma agenda com telefones úteis: borracheiro, concessionária, Detran, Polícia Rodoviária e Corpo de Bombeiros. Disponível para Android e iOs.

E então, o que achou da nossa lista de aplicativos para motoristas? Esperamos que você tenha gostado das ferramentas mencionadas neste conteúdo. Agora, basta baixar aqueles que mais se adéquam às suas necessidades. Porém, não se esqueça de considerar a memória do seu aparelho e de escolher um plano de internet que possa cobrir sua demanda, a depender, por exemplo, do tempo que você fica no carro durante os trajetos.

Se você gostou deste post, não deixe de assinar nossa newsletter para receber novas dicas e materiais interessantes como este. Até a próxima!

Posts relacionados
Share This