Aprenda a aumentar sua produtividade como motorista em 8 passos

6 minutos para ler

Para aumentar a produtividade, não é preciso apenas trabalhar mais, mas saber como trabalhar bem. Ou seja, agir usando estratégias em seu favor. Em outras palavras, é preciso trabalhar com os braços, mas também com a cabeça.

Com o motorista, vale essa regra! É normal que ele deseje aumentar seus ganhos diários para ter uma rentabilidade mais rentável ao final do mês.

Para começar o ano novo com mais dinheiro no bolso, separamos oito passos para aumentar produtividade como motorista. Leia o post e confira!

1. Saiba onde tem eventos e transite pela região

Toda cidade tem eventos de naturezas diversas, como reuniões religiosas e shows internacionais. Por isso, é importante saber quando e onde eles acontecerão. Certamente não faltarão oportunidades de pegar muitos passageiros tanto na ida quanto na volta do evento.

Siga a página de sua prefeitura no Facebook, acompanhe blogs especializados em calendários culturais e aproveite para verificar os canais de comunicação dos aplicativos que anunciam promoções e parcerias em eventos específicos para seus clientes.

Também convém acessar o navegador e procurar eventos em sua cidade. Com uma rápida pesquisa, você poderá descobrir eventos ainda pouco divulgados.

Vão aos eventos que sejam mais vantajosos e fique em um ponto próximo a ele. Certamente, seu aplicativo receberá muitas chamadas.

Entre os eventos que atraem um vasto público, mencionamos:

  • jogos de futebol;

  • shows em casas de espetáculos;

  • encontros religiosos;

  • feiras de negócios;

  • desfiles de moda;

  • festivais grátis;

  • eventos de tecnologia.

2. Faça uso de aplicativos para conseguir passageiros

Outra forma de aumentar produtividade como motorista é utilizando aplicativos específicos, pois os clientes se sentem mais seguros chamando carros por meios de app do que parando os veículos diretamente na rua, ou seja, a forma tradicional de “dar com a mão”.

Os aplicativos já caíram no gosto popular, mesmo das pessoas mais velhas, acostumadas à moda antiga. Recomenda-se manter o aplicativo sempre atualizado e o smartphone com a bateria sempre carregada (ou leve uma bateria portátil).

3. Identifique os lugares com potenciais clientes

Sempre existem pessoas precisando de transporte. Mas em alguns pontos, a demanda é muito maior. Alguns desses lugares são shoppings centers, hospitais, aeroportos, parques, zoológicos, museus, praias e outros pontos turísticos.

Geralmente, pessoas de outros bairros (ou mesmo cidades) estão passeando nessas regiões e precisam de transporte para voltar para casa.

Pontos estratégicos são ainda as escolas de ensino fundamental e/ou médio e as universidades. Muitos estudantes, ao saírem da instituição, pegam um carro para ir até a casa de um colega à sua própria casa, à praia ou a algum ponto comercial, como shopping center. Além de mais confortável, essa opção é mais segura.

Nos centros empresariais, existe também a oportunidade de apanhar passageiros, pois as pessoas estão sempre se deslocando de um local a outro, para comparecer a reuniões externas ou para visitar clientes em outros bairros.

4. Esteja sempre no lugar certo e na hora certa

Além de conhecer os principais pontos para encontrar passageiros, para aumentar produtividade como motorista também é importante conhecer os horários mais adequados para o recebimento de chamadas. Por esse motivo, é importante combinar o lugar com a faixa de horário.

Os pontos turísticos em geral têm um período para finalizar suas atividades. O momento ideal é quando as pessoas estão voltando para casa ou para o hotel.

Nas instituições de ensino, existem dois horários que têm maior circulação: o momento de almoçar e a noite.

Nos centros corporativos, há grande movimentação durante todo o dia. Mas também existem dois horários específicos em que a circulação aumenta: próximo ao fim da tarde e no começo da noite. Geralmente quem trabalha nessa região, estão retornando para casa ou saem para se divertir com os amigos.

5. Atente para o transporte público

Outra recomendação é ficar atento ao transporte público. Se acontecerem paralisações ou greves, as suas oportunidades aumentam. Na ausência de ônibus, metrôs e trens, a demanda por transporte privado certamente vai crescer.

Os horários dos compromissos das pessoas continuam os mesmos, mesmo que o transporte público esteja funcionando. Quando não conseguem compatibilizar o horário de seu trabalho e/ou estudo com os dos ônibus e outros veículos ou quando se atrasam por qualquer motivo, as pessoas se veem na necessidade de recorrer ao transporte particular.

6. Aproveite os finais de semana para aumentar a produtividade como motorista

Claro que nem sempre é legal trabalhar no fim de semana, mas pode ser uma boa oportunidade de aumentar produtividade como motorista. Aos sábados e, principalmente, aos domingos, o volume de trânsito nas ruas e a concorrência ficam reduzidos.

cadastro de motoristas WappaPowered by Rock Convert

Dessa forma, aumentam suas possibilidades de conseguir passageiros. O período de duração das corridas também tende a ficar menor, o que oferece mais tempo para atender um número maior de clientes.

Se você não estiver disposto a trabalhar em todos os finais de semana, pode definir uma programação, alternando os sábados e domingos. Outra possibilidade é diferenciar o horário de trabalho, atuando perto de boates, restaurantes e bares durante a noite.

7. Identifique os erros nos processos

Tente descobrir se estão cometendo alguns erros em suas operações. Identificar as falhas e eliminá-las já é um grande passo o desenvolvimento de um trabalho mais produtivo.

Talvez, você esteja errando na escolha dos locais ou dos horários, ou mesmo dos clientes. Talvez, esteja sendo rígido demais em sua programação e ficando desgastado (lembre-se de que o desgaste atrapalha, facilitando a improdutividade).

Errar menos é a solução. Você aprende a se corrigir com seus próprios erros, mas também observando o comportamento de outros profissionais, mais experientes.

8. Trace sempre novas estratégias

Nunca deixe de renovar seus planos. Quando sentir que o faturamento caiu, procure se atualizar, descobrir novas oportunidades. Acontece, muitas vezes, de um ponto bom tornar-se um ponto ruim depois de certo tempo e vice-versa. Mudanças podem transformar um local sem atrativos em um ponto privilegiado, com a possibilidade de captação de muitos passageiros.

O bom estrategista acaba sempre saindo na frente, sempre abre novos caminhos para si mesmo e para os outros. Para aumentar a produtividade como motorista, é necessário agir com visão e aplicar a tecnologia a seu favor.

O que achou do post? Outras pessoas podem gostar tanto dessas informações quanto você. Aproveite e compartilhe as dicas nas suas redes sociais!

Posts relacionados
Share This