Nosso cotidiano costuma ser bem puxado, não é mesmo? É comum ouvirmos algumas pessoas dizendo que não têm tempo para nada ou que não têm tanta energia para fazer outras atividades.

A rotina de trabalho precisa ser bem gerenciada para que o tempo seja mais produtivo e otimizado. Isso também dependerá da quantidade de tarefas, do período gasto durante o trajeto para o escritório, possíveis viagens, reuniões externas, entre outros pontos.

Afinal, como realizar a gestão de tempo no trabalho de maneira eficiente? O que você pode fazer para otimizar sua rotina? Algumas ferramentas foram criadas para auxiliar você em suas tarefas diárias, gerindo melhor o seu tempo e entregando mais praticidade na realização de suas atividades — mesmo que nem tudo dependa só de você.

Portanto, se você quer potencializar sua gestão de tempo, não deixe de conferir este texto até o final e conhecer a nossa lista de ferramentas que são perfeitas para otimizar a sua rotina!

1. Trello

O Trello é uma ferramenta com muitas funcionalidades interessantes e simples que podem ajudar na organização dos seus afazeres, na delegação de tarefas e na definição dos prazos de entrega. Todas as atividades concluídas, em andamento e as que ainda serão iniciadas podem ser facilmente acompanhadas por meio do seu sistema visual.

Esse acompanhamento pode ser fornecido com uma porcentagem de conclusão, ou seja, o que falta para cada uma delas. Assim você evita o não cumprimento de prazos que podem gerar atrasos nas entregas — e o melhor de tudo é que é possível acessar uma versão gratuita. Assim, todos os seus projetos estarão em um só lugar, e você não precisará de um software complicado para se organizar.

2. Run Run It

Semelhante às funções do Trello, temos também o Run Run It com o seu principal diferencial que é a contagem de tempo para a finalização das tarefas. A ferramenta digital consegue identificar o que falta para que a atividade seja entregue — ou mesmo iniciada —, ou seja, ela confere suas etapas e pré-requisitos.

Essa solução também pode apresentar indicadores de produtividade, podendo premiar com medalhas os colaboradores que mais se destacaram. Ela é ideal para gerir o tempo e, ao mesmo tempo, motivar a sua equipe, e você pode conferir os benefícios gratuitamente durante um período de teste de 14 dias.

3. Google Calendar

Um dos destaques das ferramentas desenvolvidas pela Google é o Calendar, onde é possível anotar todas as suas reuniões, encontros, almoços, viagens, consultas ao médico — ou melhor, tudo o que tiver hora e locais combinados e que você não pode esquecer.

Essa ferramenta auxilia você a prever melhor o tempo livre em determinado período, sem perder nenhum evento ou reunião importante. Se você tem uma empresa, o Google Calendar permite associar as salas de reuniões para que as reservas sejam feitas, assim todos os funcionários podem estar integrados e receber o comunicado em um mesmo grupo de e-mails.

O aplicativo já vem instalado em smartphones com sistema Android e pode ser feito o download gratuito para iPhone por meio da Apple Store.

4. Google Drive

Outro destaques da Google é o sistema de armazenamento em nuvem, o Google Drive. Com essa ferramenta é possível armazenar os mais diferentes arquivos — documentos, imagens, vídeos, entre outros — e acessá-los de qualquer lugar.

Sua versão gratuita tem 15 GB de espaço para você aproveitar, e caso seja necessário adquirir mais capacidade de armazenamento, basta contratar um dos planos — mensais, semestrais ou anuais — para continuar se beneficiando da ferramenta.

Os arquivos salvos no Google Drive podem ser compartilhados com outras pessoas por meio de um link, não sendo necessário nenhum e-mail ou pendrive, por exemplo. Por isso, ele é uma excelente opção para os arquivos mais pesados.

Para ter acesso é preciso criar uma conta no Gmail e, assim como o Calendar, o Google Drive já vem instalado nos aparelhos com sistema Android, podendo ser baixado também no iPhone pela Apple Store, além, é claro, de poder ter acesso por meio do seu computador.

5. OptimizeMe

Quem precisa administrar melhor todos os hábitos para garantir a produtividade no trabalho pode contar com o OptimizeMe. Com a ajuda dessa ferramenta, metas diárias podem ser estabelecidas e, assim, você organiza a sua rotina de modo a conseguir cumprir com todas elas.

Tudo o que for relevante para você pode ser incluído no aplicativo, inclusive as suas alterações de humor e momentos de estresse. A partir dessas informações você consegue analisar como suas atividades interferem na sua qualidade de vida pessoal e profissional, bem como em seus níveis de sono e produtividade.

O OptimizeMe está disponível para o sistema iOs, mas caso você use o sistema Android, a alternativa pode ser o Nudge Health Tracking.

6. Guia Bolso

Uma boa opção para quem está iniciando um negócio, fazer um planejamento ficou muito menos complicado com o uso dessa ferramenta. Afinal, ela fornece o controle completo de todos os seus gastos, de maneira que o gestor poderá entender suas movimentações financeiras de forma clara e se a empresa obteve lucro ou não em determinado período.

Mantenha o seu saldo em dia e analise as suas finanças. O Guia Bolso pode indicar ainda quais são as melhores opções de empréstimos e investimentos para você e seu negócio.

7. Aplicativo de táxi corporativo

Deslocar-se pela cidade para atender clientes, visitar fornecedores ou participar de outros tipos de reuniões externas pode ser bastante caótico se você depender do transporte público e do trânsito — principalmente nos horários de pico. Portanto, nada melhor que contar com um aplicativo de transporte corporativo para solucionar essa questão.

As corridas são vantajosas para o cliente, e a empresa pode fazer o controle de gastos por meio de um sistema versátil e bem prático com relatórios completos de utilização.

A coisa fica melhor ainda se o software trouxer a fiscalização adequada dos motoristas cadastrados, de modo que também sejam legalizados nas prefeituras das diversas cidades. Além do uso empresarial, o aplicativo também poderá ser usado para fins pessoais.

Viu como não é tão difícil melhorar a sua gestão de tempo no trabalho? A tecnologia está aí para ajudar você, então é melhor começar a contar com ela, não acha? Você verá que as mudanças na sua rotina serão bastante positivas!

O que achou de conhecer essas ferramentas para realizar a melhor gestão de tempo no trabalho? As dicas foram úteis? Se foram proveitosas para você, também poderão ser para outras pessoas. Por isso, que tal compartilhar este post em suas redes sociais e ajudar mais gente a otimizar sua rotina?