Afinal, por que investir na integração entre departamentos?

6 minutos para ler

 

Cada vez mais os gestores compreendem que, quando não existe integração entre departamentos na empresa, as dificuldades começam a surgir. Retrabalhos, falta de diálogo entre as equipes, conflitos e ausência de cooperação são efeitos de uma administração muito departamentalizada.

Hoje em dia, devido à alta competitividade de grande parte dos segmentos de mercado, promover a integração entre setores tornou-se ainda mais necessário. Isso porque o efeito de uma política dessa natureza vem em forma de inovação, engajamento, boas relações de trabalho e crescimento para os colaboradores e a companhia como um todo.

Sobre esse assunto, vamos discutir ao longo deste post. Continue a leitura para descobrir como uma gestão integrada pode ser bastante vantajosa para o seu empreendimento.

A importância da integração entre departamentos

A gestão organizacional nada mais é do que um mix de processos necessários para conduzir a corporação. Ela abrange a ação das diversas áreas que constituem o negócio, a fim de coordenar as atividades, procurando sempre cumprir seus objetivos estratégicos.

Em um passado recente, era comum cada setor ser observado de forma isolada. Seguindo um padrão sistemático aplicado às empresas, cada área se atentava somente às suas obrigações de acordo com uma política “vertical” e hierarquizada. Porém, o pensamento coerente e processual era negligenciado, o que atrapalhava adotar uma postura 100% funcional na organização.

Além disso, se os departamentos não conversam entre si, eles podem executar ações nocivas, perder sinergia, não agregar valor nos processos internos (atividades de rotina) e externos (negociação com fornecedores e atendimento aos clientes). Isso faz com que se perca a chance do aprendizado característico da integração.

A integração, portanto, é crucial para promover a colaboração mútua entre os tomadores de decisão. Quando os responsáveis pelos setores conseguem atuar de maneira coordenada uns com os outros, eles apresentam mais facilidade para implantar planos de ação mais eficientes e, ao mesmo tempo, estimulam uma cultura integrada aos seus subordinados.

Os benefícios da integração entre departamentos

Envolver os colaboradores, incentivando uma boa relação dentro do próprio time e com os demais colegas, é o ideal para que exista sinergia dentro do ambiente empresarial. As vantagens não se resumem somente ao cumprimento das metas gerais do empreendimento. A seguir, conheça outros benefícios de adotar essa prática:

Melhoria do clima organizacional

Quando não há integração, aumentam-se as chances de as equipes de setores distintos desenvolverem um sentimento de indiferença ou de rivalidade entre si. Portanto, no momento em que algo não funciona como o esperado, um departamento tenta jogar a culpa no outro; ou, quando algo dá certo, cada área tende trazer a conquista para si.

Evidentemente, essa espécie de convívio cria um clima negativo, que pode afetar o bem-estar de todos. Desfazer esse padrão por meio de uma política integrada leva a uma melhoria considerável do ambiente organizacional.

Redução da burocracia

Grande parte das medidas burocráticas são criadas para controlar o fluxo de trabalho de cada setor, pois não existe comunicação competente para que os processos sejam executados com fluidez. É evidente que, ao promover essa comunicação, o nível de burocracia diminui. Com isso, o tempo para concluir os processos também é reduzido.

Powered by Rock Convert

Aumento da produtividade dos colaboradores

É incontestável que essa seja a maior vantagem da integração entre departamentos. Agregar as áreas de uma corporação eleva, e muito, a produtividade dos colaboradores.

Quando os funcionários estão bem informados e integrados sobre as funções que estão sendo executadas no presente e o que virá para o futuro, eles possuem plenas condições de cooperarem com os colegas de trabalho em ocasiões de grande fluxo de tarefas. Também podem esclarecer dúvidas, como desvios no contato entre a empresa e os clientes.

Além disso, evitam-se falhas na comunicação interna e intervenção no trabalho de outrem. Assim que um setor está a par do momento complicado que o outro está passando, é possível se organizar melhor para realizar suas obrigações sem afetar o seu planejamento.

É imprescindível que exista esse equilíbrio, já que uma ação mal executada pode comprometer todo o andamento do negócio.

As ferramentas que permitem a integração entre departamentos

Job Rotation

Uma atitude muito eficaz é fazer a rotação de funcionários entre os departamentos. Ou seja, fazer com que profissionais de setores diferentes possam trabalhar em outras áreas para compreender a dinâmica dos processos e apontar propostas de melhorias. Isso permite que cada colaborador sinta na pele os desafios de cada seção.

Endomarketing

A metodologia endomarketing também funciona muito bem. Ela baseia-se em uma estratégia semelhante ao marketing convencional, mas que pretende inspirar os funcionários na forma de compartilhar dados relevantes, novidades e conhecimentos — o que contribui para impulsionar o engajamento.

Contudo, ainda que, na teoria, essa ação aparente ser muito atrativa, ela só trará resultados significativos se estiver atrelada a um planejamento adequado e estratégico.

Portanto, é necessário conhecer muito bem os perfis profissionais que fazem parte da companhia como um todo para definir, com precisão, quais são as soluções adequadas. Por exemplo, o intuito de estabelecer a integração entre setores.

Sistemas de gestão

Por fim, uma das formas de fomentar a integração é investindo em um software especializado. As suas funcionalidades podem ser muito mais do que enviar e-mails de rotina. Elas vão desde a elaboração do planejamento do negócio até o compartilhamento dos objetivos com as equipes. Isso ajuda a promover uma melhor comunicação entre setores.

Portanto, um sistema desse tipo é essencial, pois permite visualizar a influência de cada departamento nos resultados e como cada um deles interage com os demais. Além disso, também é possível estreitar a relação entre colaboradores e líderes, o que facilita a delegação de tarefas, promove a autonomia e, por consequência, reduz a sobrecarga de responsabilidades.

Em suma, uma empresa que não investe em uma comunicação rápida e eficaz é incapaz de ser integrada. É por esse motivo que usar sistemas online, intranet ou mídias sociais corporativas é uma excelente estratégia.

E então, compreendeu por que é preciso investir na integração entre departamentos? Se tudo o que foi mencionado ao longo deste artigo for posto em prática na sua empresa, você aumentará a satisfação interna — sentimento que, além de promover a inovação constante, pode refletir até na captação/retenção de clientes.

Gostou deste conteúdo? Se você tiver dúvidas ou sugestões sobre o tema, utilize o campo de comentários abaixo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This