O Brasil tem enfrentado, nos últimos anos, uma forte recessão econômica. As grandes incertezas em relação ao momento e à competitividade têm feito com que as empresas batalhem diariamente para se manterem ativas e lucrativas no mercado.

Esse cenário brasileiro mantém os diretores e gerentes das empresas constantemente na busca pela otimização dos resultados e a redução dos gastos operacionais.

A busca pela redução de custos nas empresas é a primeira decisão tomada pelos gestores quando o objetivo é potencializar os ganhos. Reduzir os gastos, diferentemente do que a grande maioria pensa, não necessariamente exige mudanças radicais na empresa ou demissões em massa.

Existem inúmeras maneiras de gerenciar a empresa com foco na diminuição dos gastos operacionais sem que sejam adotadas medidas agressivas. Para ajudá-lo a garantir bons lucros mesmo em momentos difíceis, confira a seguir e aprenda a fazer uma redução de custos nas empresas de forma prática!

Analise periodicamente os gastos da empresa

Em momentos de instabilidade econômica ou quedas na demanda por produtos ou serviços, é muito comum os diretores das empresas imporem aos mais diversos setores metas a serem alcanças e cortes obrigatórios no orçamento.

Essa prática pode, em um primeiro instante, proporcionar a falsa impressão de resultados favoráveis, mas com o tempo, afeta o desempenho do negócio e prejudicando os lucros.

Para evitar esse tipo de situação, os gestores devem realizar levantamentos financeiros e estudar todos os gastos da empresa periodicamente. Dessa forma, é possível aperfeiçoar a gestão do negócio e realizar cortes eficazes, sem que haja a necessidade de cortes de funcionários ou que sejam tomadas decisões erradas.

Trabalhe com estoque reduzido

Uma das mais famosas premissas da gestão de negócios afirma que estoque elevado representa “dinheiro parado”. Além de diminuir o capital de giro — dinheiro disponível —, manter itens estocados faz com que eles sejam desvalorizados e percam o seu valor de mercado. Dependendo do produto, ele pode ter também sua validade vencida ou seguir tendências que percam a utilidade com o tempo.

Por isso, é muito importante que todos os diretores trabalhem com estoque reduzido, garantindo menos capital retido e evitando perdas. É aconselhável buscar sempre aumentar a eficiência dos processos, exigindo a menor quantidade de itens armazenados possível.

Porém, os gestores precisam ter muito cuidado ao lidar com o estoque. Reduzir demais a quantidade de itens armazenados pode prejudicar o negócio. O ideal a avaliar sempre o estoque e realizar pedidos de acordo com a demanda.

Priorize fornecedores nacionais

Importar produtos e equipamentos impõe à empresa uma série de custos além da compra do item em si. Gastos com o pagamento de impostos e taxas, frete e variação cambial podem elevar bastante o valor da compra. Para evitar essas despesas, que podem ser bastante elevadas, deve-se utilizar fornecedores nacionais.

Dessa forma, os diretores devem sempre pesquisar no mercado e buscar empresas brasileiras que possam atender às suas necessidades. Obviamente, nem sempre isso é viável, mas na maioria das vezes é possível encontrar fornecedores nacionais de qualidade e que proporcionem excelentes reduções nos custos das compras.

Defina metas de redução de custos

Para conseguir diminuir os gastos é muito importante que os diretores definam metas a serem alcançadas pela empresa. Ao estipular um objetivo de redução a ser atingido, fica mais fácil direcionar as ações e esforços do time com o intuito de bater as metas. Isso garante que os resultados sejam aperfeiçoados naturalmente e os custos sejam reduzidos de forma contínua.

Proporcione treinamento aos funcionários

Empresas que não possuem funcionários capacitados, além de entregarem aos clientes produtos e serviços de baixa qualidade, podem ter vários gastos desnecessários. Por isso, pode-se dizer que um time treinado e bem orientado, além de produzir melhor, pode também reduzir os custos do negócio.

Quando se tem colaboradores qualificados, é possível solucionar problemas mais facilmente e em menor tempo, aperfeiçoar processos e reduzir gastos continuamente em todos os setores. É importante destacar que os custos dos treinamentos são mínimos se comparados aos benefícios proporcionados por uma equipe altamente qualificada.

Utilize o cloud computing

O cloud computing, ou computação em nuvem, é um dos maiores avanços tecnológicos dos últimos anos. O armazenamento de arquivos e informações da empresa na nuvem possibilita uma maior integração de dados e facilita o desempenho de processos e tarefas, permitindo ganhos significativos de eficiência e a redução dos custos operacionais.

O armazenamento de dados na nuvem, além de diminuir os gastos com servidores e não precisar de manutenção, também não carece de um time de TI composto por muitos funcionários, permitindo que a empresa tenha um quadro mais enxuto.

Utilize um software de gerenciamento

Outra forma de gerenciar melhor os custos de uma empresa e conseguir alavancar os lucros é utilizando um software de gerenciamento. Um programa específico para a gestão da empresa possibilita total controle financeiro, monitoramento do fluxo de caixa, controle do estoque e dos funcionários e auxilia também a detectar falhas e gargalos que levam a perdas.

Todas as empresas que desejam reduzir os custos não podem deixar de cogitar o uso de uma plataforma ou sistema de gestão, haja vista que essa tecnologia reduz significativamente os erros, evita contas equivocadas e garante uma gestão mais eficaz, diminuindo os gastos operacionais do negócio.

Invista em marketing digital

Por último, uma excelente forma de aperfeiçoar a gestão de custos de uma empresa é reduzindo os gastos com marketing. Obviamente nunca se pode deixar de utilizar estratégias de marketing focadas em atrair os clientes, mas deve-se buscar alternativas acessíveis e que permitam diminuir os gastos.

Por isso, é muito aconselhado que os diretores migrem seus esforços em publicidade para o marketing digital. Utilizar estratégias de marketing de conteúdo, utilizar as redes sociais e promover ações via internet, além de custarem menos que o marketing tradicional, podem proporcionar ótimos ganhos para a empresa no que se refere a alcançar novos clientes e aumentar as vendas.

Aprendeu como fazer uma redução de custos nas empresas de forma prática? Gostou das nossas dicas? Então não deixe de compartilhar nas redes sociais e ajudar também seus amigos a potencializarem os ganhos mesmo em um momento tão conturbado da economia!