Assim como um organismo vivo, uma companhia necessita de cuidados especiais para aumentar a performance. Para isso, nada melhor do que o conhecimento aprofundado de todas as áreas para saber como colocar em prática o crescimento da empresa.

Pense na evolução do ser humano como um comparativo. O que faz uma pessoa melhorar? A busca pelo autoconhecimento, cursos, mudança dos hábitos, enfim, as conquistas pessoais e profissionais são fruto de ações efetivas. O mesmo vale para o seu negócio. 

Quer expandir de uma maneira inteligente e alicerçada em boas práticas? Então, continue lendo este post e veja dicas imperdíveis! 

Como agir com foco no crescimento da empresa?

A expansão empresarial parte da premissa de metas preestabelecidas. Portanto, o primeiro passo de olho no crescimento é fazer um minucioso estudo sobre o que será desenvolvido. Podem ser novos produtos, serviços diferenciados ou até mesmo uma reestruturação interna para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. 

São atitudes que necessitam de inúmeros cuidados, ou seja, a dica é você se basear em números e estatísticas no momento de elaborar o projeto de expansão. Por isso, a análise interna e do mercado são imprescindíveis.

Assim, os dados ajudarão no estabelecimento dos objetivos da empreitada, como por exemplo: 

  • crescimento orgânico — quando a empresa alcança novos públicos por iniciativa própria. Exemplos disso são a criação de produtos inovadores, a expansão do mercado ou o aumento do público-alvo; 
  • crescimento por fusão ou aquisição — acontece na hora em que ocorre uma parceria com outra empresa, seja do mesmo ramo ou não. O importante é que haja a sociedade, visando a expansão do negócio.

Ao chegar a um consenso e descobrir que tipo de crescimento será necessário em sua corporação, o momento é de definir os investimentos. É a hora de se concentrar no plano de expansão. 

Por que criar um plano de expansão?

Assim como a sociedade, as empresas são dinâmicas e precisam se inovar constantemente. Caso contrário, ficam para trás e acabam perdendo mercados promissores. 

Assim, o plano de expansão é importante para o seu negócio aproveitar as oportunidades que estão latentes no mercado. Afinal, o que está bombando hoje pode ficar obsoleto em poucos anos. Portanto, a visão estratégica é uma prática que sempre deve ter presença em seu ramo de atuação. 

Como tudo na vida, faça um planejamento das ações que serão efetivadas, tendo como base os limites do seu orçamento. Afinal, aplicações sem um devido caixa que segure as operações do dia a dia podem culminar em verdadeiras catástrofes na gestão do seu negócio. 

Além disso, outra orientação que deve entrar no seu checklist é a análise de mercado. Veja se a demanda disponível é adequada, se o seu produto ou serviço terão uma boa procura e conheça também o perfil dos clientes e, inclusive, da concorrência. 

Ao fazer um estudo bem criterioso, certamente você terá em mãos dados que ajudarão no desenvolvimento de campanhas, de ações promocionais e foco na melhoria da comunicação com o público-alvo, ou seja, nunca dê um passo sem antes conhecer onde está pisando. 

Para não se perder diante de tantas obrigações que um processo de crescimento impõe, se apegue nas próximas dicas: 

Como montar um plano de negócios? 

Definidas as áreas em que a sua empresa deverá expandir, é hora de estabelecer os meios para chegar lá. 

Observe a situação financeira do seu negócio e estabeleça quantias que poderão ser direcionadas para o crescimento, ou seja, a análise financeira é fundamental para evitar problemas na gestão. 

Levante os custos das operações, fique bem informado sobre todos os números da sua companhia e não deixe de prever até mesmo situações adversas. Isso porque o mercado não é exato e pode mudar a qualquer instante.

Caso precise de financiamentos, estude as melhores formas de pagamento e veja se as parcelas não comprometerão a manutenção da empresa, com todos os encargos trabalhistas e também as contas mensais. 

É necessário que o seu plano de negócios estabeleça prazos de retorno do investimento (ROI) e também insira em uma planilha os custos fixos, capital de giro e demonstrativos gerais. Para isso, um software de gestão será imprescindível.

Estabelecer o custo-benefício também é uma ação que deve sempre estar presente, assim como projeções de caixa, despesa e faturamento. 

Aponte ainda os objetivos nas áreas de marketing e comercial, tendo em vista que são essenciais para o sucesso do crescimento da empresa. Após todas as iniciativas, faça uma revisão bem minuciosa de tudo o que foi estabelecido, inclusive contando com a colaboração de outros funcionários.

Isso porque a equipe pode destinar contribuições preponderantes para o sucesso da empreitada. Afinal, quanto mais pessoas pensando, melhor. 

O que priorizar na hora de colocar o projeto em ação?

Depois de todo o planejamento, análises, projeções e revisões, chega a hora de colocar o projeto em prática.

Nesse momento, é preciso mobilizar a equipe para que tudo dê certo, pois um projeto impecável na teoria pode ser um desastre na prática se não houver o envolvimento de todos os colaboradores.

Invista na capacitação dos funcionários e ofereça boas condições de trabalho para que a qualidade se reflita no produto final ou no serviço prestado aos clientes. 

Somente assim o plano de crescimento obterá êxito, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes. Cobre resultados que explorem o cumprimento dos prazos, o bom atendimento e a preocupação em resolver as demandas que se apresentam. 

É preciso ainda dar o exemplo aos demais funcionários, mostrando empenho e dedicação no dia a dia, motivando-os para que vistam a camisa do time. 

Priorize também a qualidade no que é comprado dos fornecedores e estabeleça um bom relacionamento com eles, ponto fundamental no ganho de competitividade. Ao conseguir melhores preços, mantendo a qualidade, o ganho de novos mercados acontecerá de forma muito natural. 

Portanto, pratique as nossas dicas e tenha sempre cautela em todos os investimentos, realizando as ações que visem o crescimento da empresa de uma maneira organizada e bem planejada, com foco no que você sabe fazer melhor para sempre satisfazer os seus clientes. 

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