Conheça 10 aplicativos essenciais para engenheiros!

A rotina de um engenheiro requer, além de força de vontade, muito foco com a profissão. No entanto, para se dar bem nesse tipo de trabalho é preciso utilizar ferramentas que facilitem sua vida profissional. Afinal, lidar com inúmeros cálculos, teorias e fórmulas não é tarefa das mais simples, não é mesmo?

E os salvadores da pele são os aplicativos para engenheiros! Eles foram criados com propósitos específicos e, por isso, estão sempre disponíveis. Com eles, você pode resolver questões, desenhar gráficos, organizar a agenda, calcular medidas e demandas, registrar toda e qualquer informação, entre milhares de funções. Realmente a era móvel tornou a vida de todos mais dinâmica e prática.

Pensando em lhe ajudar na escolha das melhores soluções, selecionamos uma lista com dez apps que podem ser muito úteis para o seu trabalho, confira a seguir:

1. AutoCAD 360

A versão móvel do software da AutoCAD 360 simplifica a vida de engenheiros que precisam sair a campo. Gerar, editar ou somente visualizar desenhos e esboços, são ações fáceis de executar com o aplicativo — que, além de estar disponível para Android e iOS, é gratuito.

Ele permite a edição e visualização de projetos em 2D e 3D, compartilhamento de projetos com outros usuários do sistema e armazenamento de projetos na nuvem, evitando a perda de dados salvos. Além disso, há a possibilidade de usá-lo offline e depois carregar as atualizações quando voltar a estabelecer conexão com a internet.

2. ForceEffect

Um dos melhores aplicativos gratuitos para engenheiros, é simples, intuitivo e ágil para a utilização profissional, mas também pode ajudar nos estudos de teoria das estruturas, mecânica dos fluídos, isostática e em outras matérias.

Ele permite que o usuário desenhe as estruturas à mão, bem como possibilita o posicionamento de apoios móveis, fixas ou engastadas, cargas distribuídas e pontuais, elabora diagramas de esforços, e muitas outras funções — também está disponível para Android e iOS.

3. Wolfram Alpha

Bastante popular no meio universitário, apresenta aplicabilidades como matemática aplicada, álgebra, plotagem, teoria dos números, química, física, termodinâmica, cadeia de processamento, eletricidade e magnetismo, geocodificação e uma enorme variedade de mecanismos disponíveis para diversas vertentes do conhecimento.

Lembrando que o Wolfram Alpha está disponível para Android e iOS e é um aplicativo pago.

4. iCircuit

Embora seja uma aplicação paga, o iCircuit é agradável e prático para criar experimentos e concepções em circuitos de eletricidade com simulação arrojada. Pode lidar tanto com circuitos digitais quanto analógicos, tornando possível apresentá-los e analisá-los em tempo real.

Conta com mais de 30 elementos que poderão projetar um circuito, sendo possível encontrar indutores, capacitores, resistores simples, osciloscópio, multímetro, geradores de sinais, portas lógicas, fontes de tensão, simuladores de sinais AM e FM e muitas outras ferramentas — e está disponível para Android e iOS.

5. eDrawings

A ferramenta paga eDrawings, conta com funcionalidades para estruturar, desenhar e planejar projetos, além de auxiliar na criação de produtos em 2D e 3D. A renderização acontece em pouquíssimos segundos, permitindo que o usuário gire a câmera e ajuste o zoom por meio de gestos.

Na aba da esquerda, existem algumas funções que permitem mudar o ângulo de visualização e até “desfazer” a estrutura. Possui outros mecanismos úteis que servem para marcar seus projetos, mensurar distâncias, comprimentos e ângulos, mas não permite modificá-los.

aplicativo para engenheiro civil

Ela também possibilita o armazenamento em web sites e nuvem, sendo que o usuário pode compartilhar seus projetos para verificações e comentários de outros usuários do software, além de estar disponível para as plataformas Android e iOS.

6. MyScript Calculator

Essa aplicação gratuita disponível para Android e iOs, nada mais é do que uma calculadora, onde o usuário pode digitar a fórmula a ser solucionada à mão. Ela permite realizar uma infinidade de operações complexas, como: +, -, x, ÷, + / -, 1 / x, Diversos.!%, √, x, | X |, ℯ x, xy, x2, cos, sin, tan, acos, asin, atan, LN, LOG, π, ℯ, Phi.

7. Construct app

Apesar de ser simples, esse aplicativo é apontado como o mais eficiente do mercado. Mecanismo colaborativo, ele salva imagens e dados na nuvem, pode ser utilizado por diversas pessoas no tablet ou no computador e permite o monitoramento da obra em tempo real.

Permite funções, como planta digital, envio de fotos, mensagem de voz, lista de tarefas, entre outras. O uso desse app pode reduzir em até 5 horas o fluxo de trabalho. Recentemente, a criadora do software foi ranqueada como a quarta empresa mais inovadora da América do Sul. Disponível para PC, Android e iOS — não é uma aplicação gratuita.

8. Safesite

Segundo a OMT (Organização Mundial do Trabalho), os colaboradores da construção civil estão entre os profissionais mais suscetíveis a sofrer acidentes letais no ambiente de trabalho. Isso torna a segurança na obra uma preocupação constante de qualquer engenheiro responsável pelo projeto.

O Safesite é um app que foi criado exatamente para esse tipo de necessidade, pois ajuda na identificação e correção de problemas antes que aconteçam. O sistema revisa a obra, identifica o risco e alerta equipes responsáveis para que as melhorias sejam feitas, antes de qualquer acidente ocorrer. Disponível gratuitamente para Android e iOS.

aplicativo para construção

9. Evernote

Um dos aplicativos para engenheiros gratuitos e disponíveis para iOs e Android que não podem faltar na sua lista. O Evernote é um app que fornece diversas ferramentas úteis que ajudam manter seu trabalho organizado. Ele permite a escrita, coleção e captura de ideias na forma de cadernos, notas, listas de tarefas pesquisáveis e de verificação.

Possui um mecanismo extremamente importante que utiliza a captura da câmera para rapidamente digitalizar cartões de visitas, documentos impressos, rascunhos e anotações, diminuindo o uso de papel.

10. Room Scan

Criado pela empresa Logometric, o Room Scan é um aplicativo pago disponível somente para o sistema iOs. Ao aproximar o celular nas paredes, por meio de um sensor, ele reconhece uma sequência de superfícies. Além disso, também faz a medição da distância entre elas e cria uma ilustração de planta baixa com dimensões precisas.

Os desenhos podem ser salvos em .DXF ou .PDF e utilizados em outros softwares de desenhos que aceitam esses formatos.

Esperamos que os aplicativos para engenheiros listados neste post possam fazer parte da sua vida profissional. Assim, você deixará sua rotina mais ágil, dinâmica e produtiva, sobrando tempo para se concentrar em questões estratégicas e desafiadoras.

E então, gostou deste artigo? Aproveite e siga nossas redes sociais para conhecer um pouco mais sobre nós. Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, Google + e YouTube!