A pontualidade é uma característica muito valorizada no mundo corporativo. Um atraso de dez minutos pode parecer insignificante para algumas pessoas, mas, para alguém que depende de uma agenda rigorosa, pode ser extremamente prejudicial. Portanto, desperdiçar o tempo de alguém com a sua ausência, mesmo que seja somente por alguns minutos, transmite uma mensagem muito negativa do seu perfil de negócios.

Como a pontualidade influencia sua vida profissional

Seu compromisso com horários diz muito sobre você. Sua pontualidade para atender a um compromisso pode revelar, por exemplo, o seu comprometimento com prazos de entrega.

Confira abaixo como a pontualidade pode ser um forte indicativo de profissionalismo:

Demonstra seriedade

Quando você chega no horário exato para uma reunião, isso mostra que você leva seu trabalho a sério. Quer dizer que você não é um profissional displicente, que fará tarefas pela metade ou que acredita que o básico já é suficiente.

Revela comprometimento

Se você é pontual nas reuniões, isso quer dizer que você provavelmente não deixará seus prazos expirarem. Um profissional que se preocupa com o horário também terá cuidado para não atrasar suas entregas, já que essa conduta pode prejudicar processos operacionais e, consequentemente, os colegas de trabalho.

Expressa humildade

Muitos profissionais acreditam que, quanto maior o seu cargo na hierarquia de uma empresa, mais isso lhe dá o direito de se atrasar. No entanto, esse comportamento não é sinônimo de imponência, e sim de arrogância. Quando você cumpre com o horário prometido, além de dar o exemplo certo, você também demonstra humildade com aqueles que, dento da empresa, respondem a você.

Demonstra respeito

A pontualidade também é sinal de respeito. Não importa quem vai atender ao compromisso agendado: quando você chega para uma reunião no horário certo, você demonstra que tem respeito pelos outros e que entende que o seu tempo não é mais importante que o de ninguém.

Transmite confiança

Imagine que você tem uma reunião com um potencial cliente e se atrasa para o compromisso. Essa postura não deve passar muita confiabilidade a respeito do seu trabalho, certo? Quando você não cumpre com o horário proposto, isso afeta tanto a sua própria imagem, quanto a negociação.

Prova disciplina

Ser pontual prova que você é uma pessoa disciplinada, que se preocupa com seus compromissos. A imagem que isso traz é de um profissional interessado, que vai além das suas obrigações para fazer um trabalho bem-feito.

Indica organização

Não há dúvidas de que a organização é um dos principais fatores que contribuem para um serviço devidamente executado. Além de mais eficiente, um profissional com essa característica também pode acelerar entregas, já que não desperdiça seu tempo em busca de informações, documentos e dados perdidos. Ser pontual demonstra que você é uma pessoa organizada e que, além de precavido, mantém todas as suas tarefas em dia.

Como evitar atrasos

Existem algumas formas de prevenir essa situação inconveniente. Confira abaixo!

Consulte o tempo do percurso até o seu compromisso – e antecipe possíveis imprevistos

A tecnologia mobile permite que você acompanhe em tempo real as condições de trânsito da sua localização. Além disso, possibilita estimativas mais precisas dependendo da hora do dia – os horários de pico, por exemplo, podem dobrar o tempo gasto no trânsito.

Consulte com um dia de antecedência um aplicativo que lhe dê uma previsão de horário de chegada ao local e tente sair com pelo menos 15 minutos de antecedência do recomendado. Assim, você tem uma margem de tempo para evitar atrasos por conta de imprevistos como acidentes, desvios ou más condições de trânsito.

Escolha a melhor forma de transporte

Nem sempre dirigir é a melhor opção de mobilidade. Afinal, quem nunca passou pelo estresse de procurar uma vaga de estacionamento e perder cerca de 15 minutos nessa busca? Para atender o seu compromisso pontualmente, considere uma forma alternativa de transporte, como os aplicativos de condução particular. Além de poupar tempo com o pagamento, você também não vai precisar percorrer distâncias a pé entre o carro e o local da reunião. Assim, você garante uma viagem mais ágil e confortável.

Tente agendar reuniões em turnos mais convenientes

Às vezes não há solução, mas, sempre que possível, tente agendar seus compromissos em horários mais acessíveis para você. Por exemplo, se o seu local de partida for muito distante de onde será sua reunião, procure marcar um horário em que o trânsito esteja mais tranquilo. Assim, você também poupa seu tempo com o deslocamento.

Prepare tudo com antecedência

Tente organizar o seu material com antecedência. Nada de imprimir relatórios faltando 15 minutos para sair, por exemplo. Antecipe imprevistos para garantir mais agilidade no seu dia – e, ainda, evitar o estresse!

Não permita que outras pessoas lhe atrasem

Não tenha vergonha de explicar para alguém que você tem um compromisso em seguida e não pode se atrasar. Prometa retornar assim que possível e cumpra com o seu compromisso. Certamente, você será compreendido.

Como remediar uma situação de atraso

Imprevistos acontecem, mesmo quando todas as precauções necessárias foram tomadas. Diante desse cenário, procure seguir estas dicas:

Ligue e explique a situação

Jamais deixe ninguém esperando sem dar retorno. Tenha sempre em mãos o contato da pessoa que irá encontrar para poder notificá-la caso ocorra algum imprevisto. Tente explicar sobre o ocorrido e dê uma previsão realista do tempo que você pode levar para chegar ao local.

Tente reagendar com antecedência

Caso você perceba ainda com antecedência que pode não comparecer a tempo ao seu compromisso, tente reagendar o horário. Confirme se será possível adiar a reunião por alguns minutos ou mesmo para outra data. Não conte com a sorte de talvez chegar a tempo: demonstre consideração pelo tempo dos outros e evite que as pessoas tenham que esperar por você.

Sugira uma alternativa

Caso você já esteja a caminho da sua reunião, mas ocorra um imprevisto que possa atrasá-lo até 20 minutos, ligue para a pessoa que estará lhe esperando e tente propor uma alternativa. Primeiramente, pergunte se ela pode aguardar ou se prefere reagendar o compromisso, deixando-a totalmente à vontade. Caso ela possa esperar, sugira algo para ocupar o seu tempo enquanto aguarda, como consultar um material relevante para a reunião.

A pontualidade é uma característica que pode ser muito positiva para sua imagem profissional. Por isso, procure ficar atento às melhores soluções para evitar atrasos e cumprir com os seus horários.

Gostou do nosso post? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas novidades!