Chegar atrasado uma vez ou outra é algo bastante comum, mas é preciso ter cuidado para não transformar essa negligência em um hábito — ou em um motivo pelo qual seus colegas e parceiros não querem depender de você, nem trabalhar em conjunto.

Mudar esse costume é algo desafiador, porém, a primeira coisa a ser feita é reconhecer que existe um problema para você se adaptar aos horários.

No nosso país, chegar um pouco tarde para compromissos pessoais ou profissionais é encarado com normalidade. Contudo, é preciso tem bom senso. No momento em que a má administração do tempo passa a afetar negativamente o cotidiano, torna-se necessário mudar a rotina.

Se você está com dificuldades para ser pontual, confira algumas dicas que podem te ajudar a nunca mais chegar atrasado. Boa leitura!

1. Deixe objetos essenciais do lado da porta

Muitas pessoas costumam se atrasar por esquecerem algo relevante dentro de casa e, com isso, precisam dar meia volta para buscar. Sendo assim, coloque os itens essenciais como carteira, celular, carregador, crachá da empresa, molho de chaves etc. ao lado da porta. Dessa forma você não vai esquecer os objetos necessários na hora da saída.

Outra recomendação é esvaziar os bolsos assim que chegar em casa e colocar todos os utensílios no mesmo lugar, evitando a situação de procurar cada um deles na manhã seguinte.

2. Levante quando o despertador tocar

Não enrole na cama, não perca tempo assistindo aos vídeos no YouTube (ou Whatsapp) e não veja TV no começo do dia. Levante-se e faça o que precisa ser feito. Afinal, você provavelmente não incluiu os 20 minutos extras para enrolar no quarto quando programou o alarme do celular.

Se você tem muita dificuldade para se despertar, o obstáculo pode estar no seu hábito de sono: pode ser que você esteja se deitando muito tarde ou dormindo mal, então mude essa rotina e melhore sua noite de repouso.

3. Considere o tempo gasto com tarefas diárias

Você pode pensar que consome somente 15 minutos no banho, mas a sua noção de tempo pode estar equivocada. Repense exatamente o tempo gasto e se programe conforme essa nova informação.

Por exemplo, se você demora muito tempo checando e-mails, tente reduzi-lo ou faça-o rapidamente. Outra recomendação é pensar em notas mentais: quando você tiver que sair de casa às 7:00, considere que às 6:20 você deve estar no banho.

4. Avalie como o seu atraso afeta a vida dos outros

Isso já foi citado no início do texto, porém, vale lembrar que chegar atrasado é extremamente desagradável e nocivo, tanto para você quanto para quem está esperando. Portanto, coloque-se no lugar do outro e memorize as seguintes frases:

  • “se eu chegar cinco minutos adiantado, estou na hora”;
  • “se eu chegar em cima da hora, estou atrasado”;
  • ​“se eu me atrasar, terei muitas desculpas para dar”.​

5. Tenha uma lista bem organizada

O ideal para ser pontual é elaborar um pequeno lembrete, no qual deve constar o horário em que deve ser feita cada obrigação. Ter a rotina organizada diminui o estresse no trabalho e permite que você tenha uma percepção realista de como serão as próximas horas do dia.

Ao anotar tudo, sua mente reformula os assuntos relacionados aos compromissos e foca naquilo que está sendo realizado no momento. Assim, você organiza as tarefas com mais rapidez, diminuindo o tempo entre cada função definida. Se você gosta de agenda online, utilize-a para agilizar esse processo e torná-lo mais dinâmico.

6. Elimine a procrastinação

Geralmente, o atraso nas atividades ocorre por causa da procrastinação. Qualquer empresário (ou gestor) sabe que o seu sucesso profissional depende do número de compromissos que ele consegue concluir; logo, a ociosidade deve ser eliminada para aumentar sua produtividade diária.

O melhor modo de superar esse problema é ser rigoroso consigo mesmo em cada trabalho. Se você quer medir o tempo desperdiçado, use aplicativos específicos, como o Teux Dox (iOS), que registra e repassa (automaticamente) as tarefas não entregues para o seguinte. Isso significa que, quanto mais afazeres você negligenciar, mais lotada ficará a sua agenda, forçando-o a tomar uma atitude.

Outro elemento interessante do app é a possibilidade de definir o nível de relevância de cada compromisso. Também é possível instalar a versão desktop para sincronizar com o celular, facilitando ainda mais.

Caso seu aparelho seja Android, não se desespere! A alternativa é utilizar o Wunderlist.

7. Evite telas luminosas antes de dormir

Ainda que seja quase impossível deixar de ter essa atitude nos dias de hoje, tente evitar a exposição aos dispositivos, como computadores, smartphones e tablets.

Isso porque a iluminação artificial emitida por esses aparelhos, sobretudo as brancas e azuis, retardam a produção de hormônios que preparam o corpo para o repouso noturno.

8. Entre em ação antes que seja tarde demais

Se algum dia você perceber que não vai chegar na hora combinada para as negociações, não caia na tentação de desligar o celular. Tenha uma atitude profissional, contate o seu interlocutor e avise-o. Ao remarcar com antecedência, ele poderá se preparar adequadamente. Mas tenha cuidado para que isso não se repita com frequência e você perca credibilidade em suas palavras.

Se você está em uma reunião que ultrapassou o tempo estipulado e sabe que terá outra em breve, desculpe-se e saia a tempo de comparecer na próxima — não permita que os atrasos se acumulem em cadeia. Tente levar esses ajuntamentos a uma abreviação imediata, de modo a concluir o que você tem a dizer a tempo de se deslocar para o compromisso seguinte, sem deixar assuntos inacabados.

Uma boa sugestão de locomoção para dias com agendas apertadas é buscar alternativas de transporte estratégicas, como os táxis corporativos do app Wappa, no qual é possível agilizar as corridas e reduzir gastos com transportes, graças à sua eficiência. Dessa forma, você chega sempre no horário.

E então, o que achou das nossas dicas para não chegar atrasado? A fórmula para acabar com esse hábito prejudicial é sempre pensar no próximo. Ao desenvolver esse tipo de empatia, você consegue tornar a pontualidade em um processo mais natural, o que pode ser decisivo para o seu sucesso pessoal e profissional.

Gostou deste conteúdo? Aproveite que você chegou até aqui e complemente os seus conhecimentos para eliminar a procrastinação de uma vez por todas: conheça 7 ferramentas para otimizar sua rotina!