Apesar de o expediente de cada pessoa ter cargas horárias diferenciadas, uma situação é comum entre as atividades profissionais: quem otimiza o tempo consegue aumentar a produtividade em relação aos demais colaboradores.

Diante de um mercado altamente exigente e competitivo, as empresas valorizam cada vez mais os funcionários que sabem valorizar as horas em que ficam efetivamente trabalhando. 

No entanto, existem inúmeros empecilhos que são verdadeiros inimigos da produção. Além de evitá-los, é preciso conhecer atitudes que fazem a diferença no dia a dia. 

Para ajudá-lo a planejar e agir com inteligência ao longo da jornada, elaboramos este post com sete dicas imperdíveis para você fazer com que as horas trabalhem ao seu favor!

1. Planeje o seu dia 

Seja você um gestor ou autônomo em determinado ramo profissional,  todos os dias é possível estabelecer objetivos e metas a serem alcançados. 

Quantas reuniões podem ser conduzidas hoje? Quantos clientes você pretende atender ou visitar? Onde irá almoçar? Vai praticar uma atividade física após o expediente ou irá ao curso de idioma? 

Enfim, todas as pessoas possuem rotinas diferenciadas e precisam saber com antecedência o que terão pela frente no dia seguinte.

Isso ajuda a evitar perdas de tempo com o que tem que ser feito. Afinal, muitas vezes o automático do dia a dia fica ligado e influencia negativamente na queda da produção. 

Portanto, quanto mais organização você tiver, maiores serão as chances de concluir as atividades necessárias. 

Além disso, o planejamento contribui com o equilíbrio mental, canalizando as energias para que tudo saia como o almejado. 

2. Estabeleça metas a curto prazo 

Nenhuma meta a longo prazo será atingida se as de curto não forem concretizadas. É como o trabalho das formiguinhas. Tem que fazer pequenas coisas ao longo de um período de tempo para colher bons resultados lá na frente. 

Com isso mentalizado, estabeleça diariamente metas que podem ser atingidas, como a elaboração de um relatório, uma reunião com determinado setor, o atendimento a um cliente mais personalizado, a manutenção de alguma máquina etc. 

A ideia é sempre conduzir as metas de curto prazo no rumo das mais longas, ou seja, você precisa focar as atividades de olho em uma conquista maior, seja ela de ganho de mercado, aumento das vendas ou da fidelização dos clientes. 

Somente assim será possível aproveitar as oportunidades para alçar novos voos rumo ao desenvolvimento pleno da sua empresa. 

3. Priorize as atividades mais importantes    

Sejam cinco, oito ou doze horas o seu expediente, não importa. O que realmente está a sua frente é o que fazer com o tempo

Como a rotina abre um leque de idas e vindas, nada melhor do que saber na ponta do lápis as atividades que necessitam ser concluídas hoje, amanhã ou em um prazo maior. 

Portanto, conhecendo bem o seu ramo de atuação, vá em frente do que é urgente. Evite a procrastinação e a perda de tempo com futilidades. 

Enquanto você não colocar a mão na massa e perder tempo pensando no que precisa ser feito, nada acontecerá. Faça com que a ação seja um maestro da sua orquestra, focando sua atenção em tudo aquilo em que o dia apresentar como necessário.

4. Produza mais no seu ciclo biológico

Aumentar a produtividade é sinônimo de conhecimento do ciclo biológico do seu corpo. Isso porque cada pessoa sabe ou precisa perceber em que momento do dia produz mais. 

Tem trabalhador que consegue render esplendorosamente das 8h ao meio dia, enquanto outros são mais eficazes no período da tarde ou à noite. E você, em que horário está mais disposto e motivado? 

Conhecendo esse aspecto interno, certamente você poderá estabelecer metas mais audaciosas quando o seu corpo estiver atuando ao seu favor. Portanto, mais uma vez o planejamento é a bola da vez!  

5. Saiba onde você gasta o tempo 

Com inúmeras formas de distração disponíveis em razão dos aplicativos de comunicação, redes sociais, informações sendo lançadas a todo momento, conversas entre funcionários, entre muitos outros exemplos, dificilmente você aumentará a produtividade se não fugir disso. 

Quanto mais foco houver no que você é designado a fazer, melhores serão os seus rendimentos tanto na vida profissional quanto pessoal.

Mas, para isso, nada melhor do que saber em quais situações o seu tempo é direcionado. Isso evita perdas de controle e faz com que você tenha uma gestão do tempo mais otimizada. 

6. Reduza a quantidade de tarefas simultâneas 

Você já viu ou foi atendido por uma pessoa que falava ao celular ao mesmo tempo em que estava a sua frente? É uma situação constrangedora, não é mesmo? Isso acontece com quem quer fazer muitas coisas ao mesmo tempo. 

Trata-se de uma questão contraditória, pois a conturbação e o excesso de pensamentos ou atividades influenciam negativamente na qualidade do que se produz. 

Questão que acaba tendo um impacto direto na perda de mercado e até mesmo da lucratividade e produtividade da sua empresa.

Afinal, imagine um cliente sendo mal atendido ou recebendo um produto em sua casa ou empresa diferente ao escolhido. Isso geralmente acontece quando o colaborador atua de olho na quantidade e não na qualidade.  

Portanto, para obter uma gestão de pessoas com foco no aumento da produtividade, você terá que reduzir consideravelmente as atividades diárias que o deixam afastado do dia a dia da corporação.

Isso porque quanto mais perto você estiver de cada colaborador, de olho em seus potenciais e pontos a serem melhorados, maior será a capacidade de explorar os aspectos positivos. 

Além disso, estabelecer metas reais aos trabalhadores contribui para evitar os desgastes oriundos do estresse ou da pressão por resultados que dificilmente seriam atingidos. 

7. Invista na sua qualidade de vida 

Quem dorme mal consegue aumentar a produtividade? Ou quando a pressão está lá em cima? É possível trabalhar bem com dor de cabeça? 

Como a saúde é o maior bem de todas as pessoas, os funcionários que se destacam nas empresas geralmente são aqueles que investem na qualidade de vida. Portanto, para aumentar a produtividade, nada melhor do que se cuidar.

Procure fazer atividades físicas pelo menos três dias na semana, reserve tempo para passar com sua família, tenha hobbys, evite alimentos gordurosos ou industrializados, mantenha um contato com a natureza e respeite os limites do seu corpo. 

Dessa forma, a sua disposição estará a seu favor, fazendo com que a sua mente e o seu corpo trabalhem de forma cooperativa.

Seguindo as nossas sete dicas, certamente a sua produtividade aumentará consideravelmente no dia a dia. 

Além das orientações descritas acima, não deixe de criar uma rotina, tendo em vista que a repetição leva à excelência. Além disso, busque o autoconhecimento e procure sempre manter o espírito motivado. Assim, as suas metas serão alcançadas com mais facilidade. 

E aí, gostou do nosso post? Quer sempre se manter bem informado? Então assine agora mesmo a nossa newsletter!