A competitividade está cada vez mais acirrada no mundo empresarial. Diante disso, as organizações apostam no aumento da produtividade, na inovação e na diminuição de despesas para sobreviver. Nesse contexto, as parcerias entre empresas tornam-se extremamente necessárias.

Tal prática, porém, requer muita cautela, estudo e planejamento, pois nem sempre contar com o auxílio de outra companhia é sinônimo de sucesso garantido. Neste post, abordamos 5 benefícios de firmar parcerias e como conduzi-las da melhor forma possível. Confira!

Entenda os benefícios das parcerias entre empresas

O vínculo entre empresas engloba dois casos. No primeiro, concorrentes se aliam para ter um melhor desempenho; no segundo, as companhias se relacionam com aquelas que comercializam mercadorias ou serviços que se complementam. Independentemente do tipo, essa iniciativa apresenta cerca de 5 benefícios, que são:

1. Aumento da competitividade

Uma boa parceria contribui para elevar o nível de exposição da marca, o que garante mais visibilidade junto aos consumidores. Também é possível reduzir custos com produção, marketing e logística, pois, com o passar do tempo, serão necessários menos recursos financeiros para produzir, divulgar e transportar os produtos.

2. Expansão do mercado consumidor

A oferta de produtos e serviços em outras regiões permite conquistar novos clientes. Isso pode aumentar a capacidade produtiva e os lucros consideravelmente.

No entanto, é necessário ter planejamento para fornecer mercadorias de qualidade. Caso contrário, a parceria não gerará os resultados desejados.

3. Maior capacidade de negociação junto aos fornecedores

Quando uma empresa vende mais devido ao crescimento da lista de clientes e da área de influência, consegue ter mais poder para negociar os preços dos insumos junto aos fornecedores. Isso permite oferecer produtos com preços mais baixos por meio de promoções, o que ajuda a enfrentar os concorrentes.

4. Compartilhamento de experiências

O conhecimento é, seguramente, um diferencial competitivo. Uma parceria eficiente aumenta as chances de otimizar processos, implantar procedimentos que elevam o nível de produtividade dos colaboradores e analisar, com mais inteligência, o comportamento do público-alvo.

Ignorar o valor da troca de experiências é um erro grave. E tal falha pode prejudicar a sobrevivência de uma organização.

5. Menos burocracia

Normalmente, as parcerias entre marcas tendem a reduzir procedimentos burocráticos de ambos os lados, pois esse acordo de cooperação mútua pode simplificar as operações internas de todos os envolvidos. Contudo, essa praticidade varia conforme o grau de relevância da parceria para cada uma das empresas envolvidas.

Exemplos disso são as parcerias entre concessionárias de automóveis e financeiras. Com a redução dos trâmites burocráticos das vendas, os clientes podem comprar mais facilmente seus veículos, gerando, assim, lucro rápido para os dois negócios.

Saiba como proceder

Somente ter vontade de trabalhar com o parceiro não é suficiente. É necessário, também, adotar iniciativas que sejam vantajosas para ambos os lados. Veja o que você precisa fazer para usufruir dos benefícios das parcerias entre empresas:

Compreenda suas forças e fraquezas

Antes de cogitar uma parceria, é preciso compreender o que você e sua marca trazem para um relacionamento do tipo. Assim, será possível descobrir exatamente em quais aspectos você necessitará da ajuda de algum parceiro.

Um jeito fácil de fazer isso é por meio da análise SWOT, para conhecer suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Se você for verdadeiramente sincero, será capaz de encontrar fatores em que pode ser capaz de auxiliar um parceiro, bem como os pontos nos quais necessitará de apoio.

Priorize gerar vantagens para todos na parceria

Todos os clientes gostam de bons produtos (ou serviços) a um preço justo e acessível. Sua empresa, por exemplo, pode oferecer um cupom de desconto para adquirir uma mercadoria na marca parceira. Em seguida, esta companhia pode divulgar itens e promoções relativas ao seu empreendimento.

Aproveite o potencial das redes sociais

Atualmente, muitas pessoas captam informações sobre uma marca por meio das mídias sociais. Uma postagem criativa, feita no Facebook de uma empresa parceira e que elogie os produtos comercializados por você, certamente despertará o interesse de novos clientes.

Obviamente, é importante fazer o mesmo em relação ao parceiro. Essa abordagem deve ser realizada em conjunto e com as informações bem definidas, para evitar erros.

Procure parceiros compatíveis

Para que os resultados sejam sempre favoráveis, essa união precisa envolver aquelas companhias que sejam compatíveis com o perfil de interesse dos consumidores. Além disso, as corporações devem ter o mesmo engajamento junto aos funcionários, fornecedores e demais componentes do público-alvo.

Seja paciente com a empresa parceira

Caso a parceria gere alguns problemas, é importante conter a ira ou a frustração. Conheça o seu parceiro. Se existe dinheiro atrapalhando o relacionamento, desfaça tal impasse de maneira justa ou ofereça uma forma de colocar um basta em tudo.

Sobretudo, evite ao máximo ter quaisquer atitudes precipitadas com o seu parceiro ou um conflito na justiça. As consequências disso serão apenas algumas migalhas, se tiver sorte — sem contar com o estresse e o alto nível de exaustão.

Monitore os resultados

Nenhuma parceria é perfeita, ao menos no início. Por conta disso, vários ajustes devem ser feitos com o passar do tempo. Portanto, monitore os resultados e analise se o acordo está sendo benéfico ou gerando bons retornos para ambas as partes.

A relação ganha-ganha é fundamental para que o relacionamento seja duradouro e, por isso, o monitoramento dos resultados é essencial. Se você perceber que o seu parceiro está sendo prejudicado de alguma forma, reveja o contrato e torne o acordo mais justo. Afinal de contas, ele confiou em você.

Vá além de seus compromissos

Parcerias de sucesso — principalmente as firmadas por contrato — demandam confiança e convicção entre os envolvidos. A melhor forma de elevar o nível de confiabilidade é sempre oferecer um pouco mais do que foi prometido.

Tal processo funciona como um casamento duradouro. Os melhores matrimônios são caracterizados não somente por ambas as partes respeitarem e cumprirem seus compromissos básicos, mas por agirem diariamente para deixar a outra pessoa feliz.

Celebre

Conseguir uma parceria com um aperto de mão inicial para uma relação de longo prazo demanda muita carga emocional. Conforme esse tipo de cooperação progride, ambas as partes devem investir tempo e energia para fortalecer os laços de apoio.

O melhor a ser feito em relação a isso é comemorar toda vez que a parceria obtiver um retorno significativo. Com isso, a reciprocidade empresarial aumenta, assim como as chances de gerar novas campanhas que visem ao crescimento das marcas envolvidas de forma eficiente.

Esperamos que nosso conteúdo sobre parcerias entre empresas tenha te convencido a investir nessa prática. Aproveite a oportunidade e siga-nos nas redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube, Google + e Instagram)!